O prefeito Silvio Barros oficializou nesta quinta-feira, 19, a entrega da Horta Comunitária Santa Felicidade, a 43ª unidade de Maringá. Com 1,6 mil m², o espaço une a produção de alimentos saudáveis ao suporte à saúde mental, beneficiando diretamente 20 famílias cadastradas no Cras e pacientes da rede de atenção psicossocial.
Foco em saúde mental e hortoterapia
Um dos grandes diferenciais destacados pelo prefeito Silvio Barros é a conexão da horta com as unidades de saúde mental vizinhas, como o Caps AD e o Caps III. O espaço funciona como uma extensão do tratamento, utilizando a “hortoterapia” como ferramenta contra a depressão e outras condições.
“Por meio da agricultura urbana, a horta promove alimentação saudável e geração de renda. Além disso, a nova horta vai auxiliar pessoas que estão em profunda depressão”, afirmou o prefeito durante a entrega.
Produção sustentável e impacto social
A horta conta com 46 canteiros de hortaliças e 12 espaços para leguminosas. Todo o cultivo é feito com fertilizante natural por meio de compostagem própria, garantindo alimentos sem agrotóxicos para a comunidade.
- Público beneficiado: Mais de mil famílias já são atendidas pelo projeto de hortas em Maringá.
- Integração: Parceria entre as secretarias de Trabalho (Setrab), Saúde, Assistência Social e a UEM.
Depoimentos da comunidade
Moradores como Valdecir Batista Moura, residente há 40 anos no bairro, celebram a iniciativa. “O cuidado com as plantas transforma não só a terra, mas as pessoas também”, relatou. Para o casal Maria do Carmo e Israel Simone, a horta tornou-se uma atividade diária essencial para o bem-estar físico e mental.
Serviço
- Local: Avenida Cerro Azul, 3307 – Jardim Ipanema (Ao lado do Centro de Convivência Santa Felicidade).
- Estrutura: 43ª horta comunitária de Maringá, com assistência técnica do CerAUP/UEM.







