Equipes das secretarias de Limpeza Urbana, Infraestrutura e da Defesa Civil estão mobilizadas para atender ocorrências registradas em diferentes regiões de Maringá após o forte temporal que atingiu a cidade no início da tarde desta sexta-feira, 20. Antes da tempestade, a Defesa Civil do Paraná emitiu alerta de risco severo via rede celular para informar a população sobre a situação crítica, bem como para orientar a buscar abrigo e a evitar áreas de risco.
De acordo com dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entre 12h50 e 13h30 foram registrados cerca de 50 milímetros de chuva, volume significativo para um curto intervalo de tempo. Em apenas 40 minutos, a quantidade de chuva foi equivalente a mais de uma semana de precipitação para fevereiro, considerando uma média histórica de 185 milímetros para o mês. As rajadas de vento ultrapassaram os 55 km/h.
O alto volume de chuva causou alagamentos pontuais na cidade. Na Avenida Morangueira, que recebeu obras de drenagem no ano passado, a água escoou em dois minutos após o temporal. No local e em outro pontos da cidade, equipes atuam na desobstrução de galerias pluviais, na limpeza de vias afetadas por galhos e detritos e na remoção de duas árvores que caíram até o momento.
O secretário de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil, Vagner Mussio, destacou o empenho dos servidores municipais no atendimento às ocorrências. “Assim que o alerta foi emitido e as primeiras ocorrências começaram a ser registradas, nossas equipes foram imediatamente para as ruas. É um trabalho que exige agilidade, dedicação e compromisso com a população. Seguimos mobilizados para restabelecer a normalidade o mais rápido possível”, afirma.
Canais de atendimento – As equipes da Prefeitura permanecem em alerta para atender novas demandas. Em caso de emergências com risco de vida, a orientação é ligar no 193, do Corpo de Bombeiros, ou para a Defesa Civil, pelo 199.
A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados e acionar a Copel por meio do número 0800 51 00 116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, pelo aplicativo para celulares, site da companhia ou pelo número de WhatsApp (41) 3013-8973. O aviso ainda pode ser enviado à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, mais o número da unidade consumidora, que se encontra destacada no cabeçalho da conta de luz.
O município orienta que a população não realize a remoção de galhos de árvores, pois há risco de eletrificação. Para retirada de árvores e galhos, os moradores devem registrar a solicitação por meio do aplicativo Ouvidoria 156 ou pelo site da Prefeitura, na opção Temporal.

