CPMI dá 48 horas para Flávio Dino entregar imagens do 8 de janeiro; entenda

Por Repórter Jota Silva

O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado Arthur Oliveira Maia (União-BA), deu prazo de 48 horas para que o ministro da Justiça, Flávio Dino, envie para a comissão imagens do 8 de janeiro de câmeras do ministério do ataque às sedes dos três Poderes. O comunicado foi feito há pouco durante reunião do colegiado, que ocorre no plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.

Na rede social X, antigo Twitter, o ministro da Justiça, Flávio Dino, rebateu a CPMI: “Não adianta ficar inventando “fatos” para encobrir tais verdades… E vamos seguir governando e cuidando da população”.

Solicitação das imagens do 8 de janeiro

Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito haviam aprovado um requerimento solicitando as imagens do 8 de janeiro, mas, segundo o presidente, o ministro negou o pedido, alegando que elas faziam parte de um inquérito sigiloso do Supremo Tribunal Federal (STF).

Arthur Maia, no entanto, discordou da alegação do ministro Flávio Dino e anunciou, primeiramente, que iria pedir à Advocacia do Senado que solicitasse ao STF uma determinação para a entrega das imagens.

“O fato de ter uma diligência, isso não estende o sigilo para as provas. O único objetivo do sigilo é preservar essa ação para que ela não esteja condenada ao fracasso”, afirmou o presidente da comissão.

Parlamentares de oposição viram a negativa do ministro como um desrespeito à CPMI e disseram que o ato poderia ser enquadrado como crime de responsabilidade. Já os parlamentares aliados do governo sugeriram alternativas para solicitar as imagens.

Arthur Oliveira Maia discordou de justificativa de Flávio Dino para negar imagens. Fotos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Depois de ouvir deputados e senadores, Arthur Oliveira Maia decidiu fazer um novo requerimento ao Ministério da Justiça. Se o prazo de 48 horas não for cumprido, a Advocacia do Senado será acionada para solicitar ao Supremo Tribunal Federal que determine ao ministro Flavio Dino a disponibilização do material.

A CPMI do 8 de Janeiro ouve nesta terça-feira (1º) o depoimento do ex-diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Saulo Moura da Cunha.

CPI Mista 8 de Janeiro – Depoimento do ex-diretor da Abin, Saulo Moura da Cunha – 01/08/23

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Saiba mais:

  • Rosa Weber envia à PGR denuncia de Zeca Dirceu contra deputado Zé Trovão por “violência política” e “intolerância democrática” contra Lula
  • R$ 41,3 bilhões é o tamanho do rombo nas contas públicas no governo Lula no 1º semestre de 2023

VEJA TAMBÉM