Filho de Faustão abraça campanha de doação de órgãos do Governo do Paraná

Por Repórter Jota Silva
João Silva, filho de Faustão abraça campanha de doação de órgãos do Governo do Paraná. Foto: Reprodução

Engajado na causa da doação de órgãos desde que o pai passou por um transplante de coração, João Silva, filho o apresentador Fausto Silva, o Faustão, está participando da campanha do Governo do Paraná que incentiva a doação. O jovem postou em suas redes sociais o vídeo da campanha que foi ao ar nesta quarta-feira, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Há exatamente um mês, o apresentador passou por uma cirurgia para o transplante de coração, após ficar internado por mais de um mês em quadro grave de insuficiência cardíaca. Pai e filho passaram a se manifestar, desde então, na divulgação da causa, para que todas as pessoas que estão hoje na fila consigam um órgão mais rapidamente. 

  • Saiba já: Anvisa autoriza pesquisa em pacientes com leucemia linfoide aguda B

A questão também é levada a sério pelo Governo do Estado, que trabalha para que o Paraná amplie e agilize os transplantes de órgãos e tecidos. De acordo com dados do relatório semestral da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Estado teve maior número de doações efetivas de órgãos para transplantes em 2023. Foram registrados 243 doadores de janeiro a junho, o que garantiu a posição de liderança no ranking nacional, com a marca de 42,5 doadores por milhão de população (pmp), enquanto a taxa de doações no Brasil é de 19 pmp.

Um dos objetivos da peça publicitária, criada pela Secretaria de Estado da Comunicação, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, é conscientizar as famílias paranaenses sobre a importância da doação para salvar vidas. Ela é realizada somente mediante autorização da família e, por isso, a pessoa deve avisar os familiares da vontade de se tornar doador. 

  • Saiba já: SAÚDE | Governo do Paraná aumenta em 30% repasse de recursos para exames preventivos de câncer de mama e colo de útero

Coração, rins, pâncreas, pulmões, fígado e também tecidos, como córneas, pele, ossos, válvulas cardíacas e tendões podem ser doados. Um único doador pode salvar até oito vidas. Qualquer pessoa pode doar. A doação de rins ou parte do fígado pode ser feita em vida, para um familiar próximo. Quando esse tipo de doação for para uma pessoa não pertencente à família, é necessário uma autorização judicial.

Confira o vídeo da campanha:

Doação de Órgãos: Quem autoriza salva vidas.

Galeria de Imagens:

João Silva, filho de Faustão abraça campanha de doação de órgãos do Governo do Paraná. Foto: Reprodução
@joaosilva

VEJA TAMBÉM