Silvio Barros participa da Smart City Expo, na última semana, em Curitiba

Pré-candidato a prefeito de Maringá acompanhou delegação de municípios brasileiros e observou soluções tecnológicas que tornam os serviços públicos mais eficientes

Por Repórter Jota Silva

Inovações tecnológicas que tornam os serviços públicos mais rápidos e eficientes foram os principais destaques da Smart City Expo, o maior evento brasileiro destinado a cidades inteligentes, realizado em Curitiba, nesta semana. O engenheiro maringaense Silvio Barros, reconhecido pela atuação em prol da sustentabilidade, acompanhou uma delegação composta por 26 gestores públicos e executivos do Sebrae dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, que participaram da feira, conferindo as principais soluções apresentadas pelos expositores.

Barros, que é filiado ao Partido Progressista (PP) e recentemente anunciou sua pré-candidatura à Prefeitura de Maringá, reforça a relevância dos produtos expostos no evento para modernizar a administração das cidades. “São muitas as tecnologias à disposição dos governos e de seus gestores. É fundamental que os municípios, principalmente, invistam em soluções que destravem a máquina pública, abandonando aquele estigma de que as prefeituras são burocráticas, e que tornem o atendimento mais eficiente, dando respostas rápidas aos pedidos e às reclamações da comunidade”, afirma.

Entre as inovações que chamaram a atenção do engenheiro, está o Sistema Integrado de Gestão da Manutenção Urbana (SIGMU). São veículos equipados com câmeras e sensores interligados a um sistema de inteligência artificial, que detectam e mapeiam buracos e outras deformidades das vias urbanas. “Com esta base colaborativa de dados, cria-se um mapa inteligente e a prefeitura não precisa aguardar o chamado do cidadão para conhecer o problema. Ou seja, a manutenção pode ser planejada e efetivada mais rapidamente, deixando a via em condições de uso e evitando problemas para o contribuinte”, explica Barros.

Na última sexta-feira (22), cinco cidades brasileiras tiveram suas iniciativas inovadoras reconhecidas e conquistaram prêmios na Smart City Expo. Entre elas, a pernambucana Recife e a tocantinense Araguaína, com programas de digitalização dos serviços municipais, e a alagoana Arapiraca, que investe na reurbanização de espaços degradados com a construção de sua malha cicloviária. “Bons exemplos não faltam e eles vêm de cidades de todos os portes. Replicá-los ou até mesmo melhorá-los é um compromisso que os governantes precisam assumir, inclusive em Maringá”, ressalta.

VEJA TAMBÉM