Em comemoração aos 141 anos, Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras

Curitibanos e turistas podem conferir gratuitamente as obras, que se somam a mais outras cinco esculturas

Por Repórter Jota Silva
Em comemoração aos 141 anos, Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras

Celebrando 141 anos da Associação Giuseppe Garibaldi e dos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, o Palácio Garibaldi adiciona duas obras ao acervo do seu jardim de esculturas. A inauguração das novas peças foi realizada nesta segunda-feira (01), com a presença de autoridades, sócios e convidados.

As novas peças homenageiam o engenheiro italiano Ernesto Guaita, responsável pela construção do Palácio Garibaldi, e Vicenzo Farani, fundador e membro da primeira diretoria da Associação Giuseppe Garibaldi. O intuito, segundo a presidente da associação e ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, é resgatar a história e a memória de um povo.

“São duas obras extraordinárias que passam a compor o nosso jardim. Sem passado e sem memória não tem como se projetar o futuro. Agradeço a todos os envolvidos”, afirmou.

O projeto do Jardim das Esculturas faz parte de um amplo esforço de revitalização do Palácio Garibaldi, contando com o apoio do poder público, de parceiros da iniciativa privada por meio de leis de incentivo e dos associados da entidade.

“Chegamos ao fim do projeto e agradeço a todos que nos ajudaram nesse caminho. A colaboração e o empenho de todos foi extremamente importante”, afirmou o vice-presidente, Benoni Manfrin.

A secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande, ressaltou a beleza e importância do espaço em um dos principais pontos turísticos da capital.

“Um projeto como este no nosso Centro Histórico é uma referência para a cidade. É aqui que a gente sente nossos antepassados, nossa cultura e nossa história. Esse jardim das esculturas é incrível”, declarou.

A cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugênia Berti, agradeceu a dedicação na promoção da cultura italiana. “A inauguração nesta tarde de inverno e nesse prestigiado cenário é a confirmação da continuidade da colaboração cultural e emocional”, afirmou.

As novas obras juntam-se às esculturas de Giuseppe Garibaldi, Anita Garibaldi, do ex-governador Ney Braga e dos ex-presidentes da Associação, Giovanni Corghi e Wladimir Trombini.

Todas as peças expostas foram criadas pelo artista plástico, Carlos Henrique Tullio. A primeira escultura metálica inaugurada no jardim foi em 2022.

“Quando fui convidado, iniciamos as pesquisas históricas e chegamos a conclusão deste trabalho. Deixo aqui todo esse conjunto pra que seja degustado pela comunidade”, afirmou o artista.

HOMENAGEADOS – Ernesto Guaita nasceu em Turim em 1843 e faleceu em Curitiba em 1916. Foi o engenheiro italiano responsável pela construção do Palácio Rio Branco, sede do legislativo municipal da capital paranaense e do Palácio Garibaldi em 1904, entre várias obras de grande importância para Curitiba.

Vicenzo Farani nasceu em 1864 na província de Salermo (Itália) e faleceu em Curitiba em 1960. Imigrante, representante da classe operária, foi fundador e membro da primeira Diretoria da Associação Giuseppe Garibaldi em 1883.

O Jardim das Esculturas do Palácio está localizado no centro histórico de Curitiba e pode ser visitado gratuitamente conforme abertura do espaço. Datas e horários podem ser conferidos nas páginas oficiais da instituição.

ESCOLA DE ITALIANO – Durante a inauguração das esculturas, Cida anunciou a implantação de um curso de italiano para os associados.

“Vamos precisar do apoio de todos. Nosso objetivo é continuar essa tradição tão importante, seja na cultura, gastronomia, folclore, música, e agora mais do que tudo também na língua”, disse.

A proposta de reforçar e estabelecer laços culturais também contou com o apoio da secretária da Cultura. “Eu quero dar os parabéns com esta notícia. A Cônsul Eugênia Berti prima tanto pela importância da nossa cultura e essa ideia de trazer a língua é um pouco da influência dela”, destacou Luciana.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o cônsul-geral do Japão no Paraná, Yasuhiro Mitsui e a consulesa Naomi Mitsui; o cônsul honorário da Bélgica no Paraná, João Casillo, o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o diretor da Sanepar, Anatalício Risden Júnior; o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolfo Zanin Feijó, o diretor da Sociedade Garibaldi, Eduardo Gastaldi; o Cônsul Honorário de Joinville, Guilherme de Marco Lima; a desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Rosemarie Diedrichs Pimpão; o diretor de Memória e Patrimônio Cultural, Vinicio Costa Bruni; e membros da diretoria; conselheiros; associados e convidados.

Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras
Em comemoração aos 141 anos, Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras
Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras
O intuito, segundo a presidente da associação e ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, é resgatar a história e a memória de um povo.
Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras
Em comemoração aos 141 anos, Jardim de Esculturas do Palácio Garibaldi recebe duas novas obras

VEJA TAMBÉM