Governo do DF bloqueia acesso a Praça dos Três Poderes onde fica o prédio do STF

Em Brasília, os manifestantes devem se concentrar próximo ao Quartel General do Exército, além de ocupar a Esplanada dos Ministérios.

Por Repórter Jota Silva
Governo do DF bloqueia acesso a Praça dos Três Poderes onde fica o prédio STF

O governo do Distrito Federal afirmou que irá bloquear nesta terça-feira, 15, o fluxo de veículos na Esplanada dos Ministérios e impedir a entrada de pedestres à Praça dos Três Poderes, onde fica o prédio Supremo Tribunal Federal (STF), como medida preventiva.

O STF vem sendo um dos principais alvos dos manifestantes, que pedem por mais transparência no processo eleitoral e questionam a forma como o pleito foi conduzido.

Nesta terça-feira, feriado da Proclamação da República, estão previstas em todo o país manifestações de movimentos que questionam o resultado das eleições de 2022 e pedem por intervenção militar.

Em Brasília, os manifestantes devem se concentrar próximo ao Quartel General do Exército, além de ocupar a Esplanada dos Ministérios.

O bloqueio do fluxo de veículos na Esplanada dos Ministérios tem como objetivo impedir que os caminhões concentrados ao lado do Quartel General do Exército consigam se locomover até o STF e travar o acesso à região, como ocorrido em 7 de setembro de 2021.

Milhares de veículos trouxeram manifestantes de diferentes estados o país para concentrar os atos em Brasília, que pedem intervenção federal das Forças Armadas.

“O trânsito de veículos na Esplanada dos Ministérios segue restrito nas vias N1 e S1, a partir da alça leste da Rodoviária do Plano Piloto. Informamos, ainda, que a Praça dos Três Poderes permanece fechada para o trânsito de veículos e pedestres a partir da Avenida José Sarney até a via L4. O fechamento se deu por razões preventivas de segurança, para evitar circulação de veículos e pessoas no mesmo local, pois com a possibilidade de atos públicos na região central de Brasília, como identificado pelos setores de inteligência das forças de segurança. Após o término do evento e dispersão do público, a reabertura da Esplanada será avaliada”, informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP)

Em Nova York, durante o evento Lide Brasil, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) criticaram às manifestações que vem ocorrendo em todo o país após a divulgação do resultado das eleições.

O contraponto de Temer

Entretanto também na conferência no evento Lide Brasil nos Estados Unidos, o ex-presidente Michel Temer, defendeu o direito do povo de se manifestar e o direito a liberdade de expressão: “A palavra do povo está no texto constitucional, portanto desobedecer o texto constitucional é violar, exata e precisamente a autoridade primeira, a autoridade verdadeira e inaugural que é a vontade do povo!”

Temer também enfatizou: “Aqueles que são autoridades hoje no país, são autoridades secundárias, são autoridades constituídas… Para tratar do tema liberdade e democracia, em respeito a democracia, sabemos que autoridade real, verdadeira, que existem em nosso país é o povo… Não é sem razão que o texto constitucional estabelece que todo poder emana do povo, mas só tem poder quem é autoridade, e portanto a autoridade inicial, primária, é o povo. Me perguntam; onde é que está escrito o que o povo quer? Eu digo está escrito na lei magna, está escrito na Constituição Federal”. Veja o vídeo aqui.

Leia também

  • Brasileiros barram van com ministros do STF em avenida de Nova York
  • Ministros do STF são humilhados e passam vergonha ao serem chamados de bandidos em frente a hotel em Nova York
  • Alexandre de Moraes é vaiado durante o evento ‘Brazil Conference’ em Nova York
  • Ministro Alexandre de Moraes perde a paciência ao ser abordado em café em Nova York
https://twitter.com/patriotas_news/status/1592521431279075329