O presidente Jair Bolsonaro (PL) chorou nesta segunda (5) ao participar de uma cerimônia das Forças Armadas em Brasília, entretendo o líder de 58 milhões de brasileiros não discursou.
Bolsonaro vem se mantendo em silêncio após o pleito eleitoral, Neste domingo, foi a primeira vez que o presidente apareceu em um evento ao lado da esposa, Michelle Bolsonaro, depois de 30 de outubro, quando ele perdeu as eleições tumultuada e suspeita para Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A única vez em que o presidente falou diante da imprensa foi em 1º de novembro, no Palácio da Alvorada, ocasião em que não reconheceu o resultado da eleição.
Opinião do Jota:
Nesse meio tempo, após as eleições, o presidente reduziu a frequência de publicações nas redes sociais. Segundo interlocutores, a medida se deve ao fato de que o ministro Alexandre de Moraes do TSE/STF, estaria supostamente aguardando falas do presidente para tomar atitude severa, como por exemplo; acusação de golpe a democracia e ou prisão por suposto crime contra as eleições.
Portanto, o silêncio do presidente faz sentido, já que o ministro Alexandre de Moraes mostrou afinidade com o candidato eleito da esquerda Lula (PT) e vem cerceando duramente o presidente Bolsonaro.
Choro na TV Brasil
Imagens da TV Brasil mostram o presidente emocionado e secando as lágrimas ao cumprimentar os oficiais promovidos. Desde o dia 26 de novembro, ele já participou de três cerimônias do Exército: uma formatura da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras) em Resende (RJ), e duas promoções de oficiais em Brasília. Ele não se manifestou publicamente em nenhuma das ocasiões.