Presidentes do Senado e Câmara tentam reeleição em meio a crise política por conta da invasão no DF

Por Repórter Jota Silva
Presidentes do Senado e Câmara tentam reeleição em meio a crise política por conta da invasão no DF. Divulgação: Jota Silva

Em fevereiro, os atuais presidentes da Câmara dos DeputadosArthur Lira (PP-AL), e do SenadoRodrigo Pacheco (PSD-MG), vão tentar a reeleição para os cargos e já estão articulando com os deputados e senadores.

Arthur Lira

Tudo indica, Arthur Lira deve se manter no cargo, isso porque nenhum outro nome foi apresentado e, desde o ano passado, o deputado alagoano vem articulando em busca de apoio de partidos para a sua reeleição.

A aproximação dele com o governo Lula (PT) desde o fim de 2022, durante a aprovação da PEC que garantiu mais recursos no orçamento de 2023 selou o apoio do PT nesta eleição.

Ele também tem a seu favor um acerto prévio entre partidos de divisão dos demais cargos nas comissões temáticas.

Lira tenta ganhar a simpatia dos deputados da direita, ele saiu em defesa de Nikolas Ferreira e de outros deputados acionados no STF pelo MPF por suposta incitação aos atos de vandalismo em Brasília. “Não vi, nos deputados Nikolas Ferreira, André Fernandes e Clarrisa Tércio nenhum ato que corroborasse com os inquéritos”, disse Lira, referindo-se ao pedido de abertura de inquérito que o Ministério Público Federal (MPF) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 11.

  • Lira diz não haver motivos para investigar Nikolas Ferreira e outros deputados por incitação nos atos de vandalismo no DF

 Rodrigo Pacheco

No Senado, Pacheco deverá ter um adversário: o senador eleito Rogério Marinho (PL), que pertence à maior bancada da Casa.

A disputa pela presidência promete ser acirrada. Para ser eleito, é necessário obter a maioria absoluta. Na Câmara, isso equivale a 257 votos, enquanto no Senado são necessários 41 votos.

Veja tamvém:

  • Polícia Federal prende uma pessoas e cumpre mandados de busca, apreensão e prisão de manifestantes que ocuparam frente de Quartéis
  • Armas de fogo não foram roubadas do Palácio do Planalto diz GSI
  • Policial civil do Rio é suspenso por se manifestar contra vitória de Lula
  • Alexandre de Moraes arquiva pedido de investigação contra Flávio Dino protocolada por Nikolas Ferreira referente ao vandalismo do DF