Nem olhou nos olhos! Lula não se reúne com Zelensky no G7 e alega problemas na agenda

Por Repórter Jota Silva
Lula não se reúne com Zelensky no G7 e alega problemas na agenda.

Lula não se reúne com Zelensky no G7 — O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula do G7, em Hiroshima, no Japão neste domingo, 21 de maio. Um encontro bilateral dos dois presidentes foi marcado, mas a reunião não chegou a acontecer.

Em coletiva de imprensa, neste domingo, Zelensky foi questionado se estava desapontado por não ter encontrado Lula. “Acho que isso o desapontou”, respondeu.

O presidente ucraniano ainda disse ter encontrado “quase todo mundo, todos os dirigentes. Todos têm horários próprios, por isso não pudemos nos encontrar com o presidente brasileiro”.

Entretanto, havia expectativas de que a reunião entre o presidente da Ucrânia e Lula fosse realizada, sobretudo porque um dos objetivos da ida de Zelensky à Cúpula do G7, em Hiroshima, era aproveitar o evento para se reunir com lideranças de países que se posicionam de forma menos incisiva em condenar a Rússia pela guerra, como Brasil e Índia.

De acordo com Zelensky todos os países têm importância na participação da “fórmula da paz”, proposta ucraniana que visa o fim da guerra com a Rússia.

Críticas nas redes sociais

No Twitter, vários internautas comentaram sobre o desencontro de Lula e sobre o presidente brasileiro supostamente faltar com o respeito e não dar atenção ao presidente ucraniano momentos antes do início da reunião na Cúpula do G7 em que ambos participaram.