Pesquisa aponta Governo Lula como péssimo, ruim ou regular por 57,6% da população

Por Repórter Jota Silva
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Cúpula do G7. Foto: Divulgação.

Governo Lula | O Instituto Paraná Pesquisas fez um um levantamento que mestra a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vista como péssima, ruim ou regular por 57,6% da população do Brasil.

Dessa forma, a pesquisa foi divulgada nesta terça-feira, 23, contando com 2.023 eleitores dos 26 Estados da federação e do Distrito Federal entre os dias 16 e 21 de maio.

De acordo com o levantamento, 25,7% da população classifica o governo de Lula como “péssimo”, com outros 7% analisando-o como “ruim” e outros 24,9% como “regular”.

Assim também, do outro lado, 15,8% dos eleitores avalia a atual gestão como “ótima” e outros 23,9% como “boa”.

Ao mesmo tempo, quando questionados se aprovavam ou desaprovavam a atual gestão, 54,1% dos entrevistados disse aprovar a condução de Lula, com outros 39,4% dizendo reprovar o governo do petista. Outros 6,5% disseram não saber ou preferiram não responder.

Por fim, ainda de acordo com o levantamento, a maior aprovação de Lula está entre a população com idade entre 16 e 24 anos (59,8%), enquanto a maior desaprovação fica com os eleitores entre 25 e 34 anos (43,4%).

O Instituto Paraná Pesquisas também avaliou as expectativas da população em relação ao governo Lula, sendo que 27,6% disseram que o governo está pior do que o esperado.

No entanto, do outro lado, 29% disseram considerar que a gestão está melhor do que o esperado, enquanto 38% consideraram que está igual às expectativas.

Por último, os entrevistados também foram questionados sobre a situação financeira de suas famílias durante o governo do petista, com 25,8% dizendo que o cenário piorou desde janeiro.

Ainda assim, para 26,8%, a situação melhorou, enquanto 45,4% consideram que o panorama está igual ao do governo anterior.

De acordo com o Paraná Pesquisas, a margem de erro para os resultados é de 2,2 pontos percentuais.