Alerta Inmet: Frente fria deve provocar chuvas e baixas temperaturas nos próximos dias

Por Repórter Jota Silva
Frente fria deve provocar chuvas e baixas temperaturas nos próximos dias. Foto: Divulgação

Segundo o Inmet, uma frente fria, seguida de uma intensa e ampla massa de ar frio, se deslocar, com queda acentuada das temperaturas.

À medida em que a frente fria se desloca durante o fim de semana e no decorrer da segunda-feira (12) para as demais áreas do Sul, sul e oeste de Mato Grosso do Sul e sul e leste de São Paulo também vai provocar chuva e queda de temperatura nestas áreas, com acumulados em torno de 30 milímetros (mm). Os maiores volumes (acima de 50 mm) ocorrerão no leste da Região Sul entre domingo e segunda-feira.

Além disso, o ar frio poderá atingir, no decorrer da próxima semana, o centro e oeste de Mato Grosso, sul e oeste de Rondônia, leste do Acre, sul do Amazonas e, também, o sul e sudoeste de Goiás. Se a previsão se mantiver, ocorrerá o primeiro episódio de “friagem” de 2023.

Entre segunda e quarta-feira (14), a frente fria deve ficar semiestacionária entre o norte do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com provável formação de um sistema de baixa pressão no Atlântico a leste da Região Sul a partir de terça-feira (13). O sistema deve intensificar a chuva nestas áreas, deixando o tempo úmido e com baixas temperaturas.

O deslocamento do ar frio e seco de origem polar, na retaguarda da frente fria, provocará queda acentuada das temperaturas, com mínimas previstas para as madrugadas de segunda e terça perto de zero grau ou negativas em áreas da Campanha Gaúcha, da fronteira com o Uruguai e, também, na Serra do Sudeste gaúcho. Nas demais áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, os valores devem ficar entre 2°C e 5°C.

A previsão ainda indica uma possível formação de geada na segunda e terça-feira, especialmente entre o centro-sul gaúcho, áreas em que o céu estará mais aberto. A previsão não descarta a ocorrência de geada fraca, de forma isolada, ao sul do Planalto gaúcho e sul da Serra do Nordeste.

Alerta Inmet

Aviso de: Chuvas Intensas
Grau de severidade: Perigo
Início: 11/06/2023 09h46min
Fim: 12/06/2023 10h00min


Riscos Potenciais:

INMET publica aviso iniciando em: 11/06/2023 09:46. Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas..


Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Municípios:

Abdon Batista – SC (4200051), Abelardo Luz – SC (4200101), Agrolândia – SC (4200200), Agronômica – SC (4200309), Água Doce – SC (4200408), Água Santa – RS (4300059), Águas de Chapecó – SC (4200507), Á…VEJA MAIS


Áreas Afetadas:

Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Noroeste Rio-grandense, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Metropolitana de Porto Alegre, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Nordeste Rio-grandense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Sul Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Sudoeste de Mato Grosso do Sul, Centro Oriental Paranaense, Centro Oriental Rio-grandense

Fonte: portal.inmet.gov.br