Lula indica quatro nomes para o Cade

Por Repórter Jota Silva

Os quatro nomes indicados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para compor o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelos próximos quatro anos serão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 21 de novembro. Após a indicação, os quatro passarão por sabatina pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal. Depois, caberá ao Plenário da Casa a decisão final.

Confira os indicados:

José Levi Mello do Amaral Júnior, na vaga decorrente do término do mandato de Luiz Augusto Azevedo de Almeida Hoffmann.

Camila Cabral Pires Alves, na vaga decorrente do término do mandato de Sérgio Costa Ravagnani.

Diogo Thomson de Andrade, na vaga decorrente do término do mandato de Luis Henrique Bertolino Braido.

Carlos Jacques Vieira Gomes, na vaga decorrente do término do mandato de Lenisa Rodrigues Prado.

ATRIBUIÇÕES – De acordo com a Lei nº 12.529/2011, complementada pelo Regimento Interno do Cade (RiCade), o Cade exerce três funções:

– Preventiva: analisar e posteriormente decidir sobre as fusões, aquisições de controle, incorporações e outros atos de concentração econômica entre grandes empresas que possam colocar em risco a livre concorrência.

– Repressiva: investigar, em todo o território nacional, e posteriormente julgar cartéis e outras condutas nocivas à livre concorrência.

– Educativa: instruir o público em geral sobre as diversas condutas que podem prejudicar a livre concorrência; incentivar e estimular estudos e pesquisas acadêmicas sobre o tema, firmando parcerias com universidades, institutos de pesquisa, associações e órgãos do governo; realizar ou apoiar cursos, palestras, seminários e eventos relacionados ao assunto; editar publicações, como a Revista de Defesa da Concorrência e cartilhas.

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ