Ao vivo: Artemis já está sobrevoando a Lua

Por Repórter Jota Silva
Missão Artemis sobrevoa a Lua. Foto/arquivo/divulgação: Repórter Jota Silva/Saiba Já News

A missão Artemis I, chega ao seu destino, a cápsula Orion, lançada ao espaço na quarta-feira passada (16), está fazendo seu sobrevoo mais próximo da Lua nesta segunda-feira (21).

Nasa considera como um momento histórico, A missão Artemis I, é transmitido ao vivo pela agência norte-americana no Youtube:

Assista ao vivo o sobrevoo da cápsula Orion:

Conforme a Nasa, a Orion entrará na esfera de influência da Lua. Com isso, o satélite da Terra passa a ser a principal força gravitacional atuante na espaçonave — e não mais a Terra. Os controladores de voo conduzirão uma queima de sobrevoo, utilizando o propulsor principal, para aproveitar a força da gravidade da Lua, acelerar a espaçonave e direcioná-la para uma órbita retrógrada distante além do satélite.  A órbita é chamada de retrógrada porque a cápsula viajará ao redor da Lua na direção oposta à que a Lua gira ao redor da Terra. 

Durante esta manobra, a cápsula estará no ponto mais próximo da Lua ao longo a missão — cerca de 129 quilômetros acima da superfície lunar. 

Um detalhe curioso é que a queima vai ocorrer quando a Orion estiver transitando atrás da Lua, do ponto de vista da Terra. Neste momento, não haverá comunicação direta com o controle da missão na Terra. A manobra ocorrerá de forma automática. A perda de sinal deve durar em torno de 34 minutos.

—A queima servirá para ajustar a trajetória da nave. Vamos usar a gravidade para dar impulso e, então, a queima vai nos colocar em uma trajetória chamada de órbita retrógrada — explicou o diretor de voo da Nasa, Zebulon Scoville, durante a transmissão.

Quatro dias depois, na próxima sexta-feira (25), outra queima vai inserir Orion em órbita retrógrada distante efetivamente, onde permanecerá por cerca de uma semana para testar sistemas.

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ