Forças Armadas do Peru é acionada pela justiça contra Golpe de Estado promovido pelo presidente esquerdista Pedro Castillo

Por Repórter Jota Silva
Forças Armadas é acionada pela justiça contra Golpe de Estado de presidente esquerdista do Peru

As Forças Armadas do Peru foram convocadas pelo Conselho Nacional de Justiça peruano para conter o golpe de Estado promovido pelo presidente esquerdista, Pedro Castillo. A decisão da Justiça foi comunicada em nota publicada na tarde desta quarta-feira (7) e qualificou o governo de Castillo como “usurpador”. 

“O Plenário do Conselho Nacional de Justiça rejeita o golpe promovido pelo senhor Pedro Castillo Terrones e conclama as Forças Armadas do Peru, a Polícia Nacional e a população em geral a defender a ordem constitucional, ao mesmo tempo em que lembramos ao país que ninguém deve obediência a um governo usurpador. O JNJ manterá plenamente seus poderes constitucionais. Viva o Peru!”, disse a nota.

Castillo instituiu um estado de exceção no país no dia em que o Congresso Nacional aprovaria um pedido de impeachment contra o presidente.

Castilho é destituído e preso

O presidente do Peru, Pedro Castillo, foi preso após ser destituído do cargo pelo Congresso do país. A decisão, foi votada na tarde desta quarta-feira (7), após ele ter dissolvido o Parlamento do país.

Após Pedro Castillo decretar estado de exceção, nesta quarta-feira, uma sessão de emergência do Parlamento foi convocada, e o presidente destituído por “permanente incapacidade moral”.

A moção de vacância foi apresentada com o apoio de 67 votos e admitida em debate com 101 votos a favor. Seis parlamentares votaram contra, e houve 10 abstenções.

O Congresso convocou Dina Boluarte, vice-presidente de Castillo, para assumir a presidência. Ela deve ser empossada às 15h de Lima (17h de Brasília).

A TV peruana mostrou Castillo e sua família deixando o palácio de governo. Além dele, estavam a mulher, Lilia Paredes, os filhos e a cunhada.

Amizade dom Lula

Em junho, o presidente eleito Lula (PT) chegou a parabenizar o presidente esquerdista, Pedro Castillo pela vitória nas eleições presidenciais no Peru.

No jornalismo da Rede Globo, atualmente com posição esquerdista, Ariel Palacios descreveu o golpista, Pedro Castillo, como perfil conservador.

O comentarista da Jovem Pan News, Rodrigo Constantino comentou em seu Twitter: Pronto! Na Globo e na Wikipedia o golpista comuna aliado do Lula já virou “conservador”…