A Polícia Federal desencadeou nesta sexta-feira (17) duas operações visando o desmanche de uma organização criminosa que agia na lavagem de dinheiro com origem no tráfico internacional de drogas.
Portanto, as operações Handmade e Descobridor são partes da Operação Enterprise, deflagrada em 2020 com frentes de ações em vários estados e no exterior, no combate a um grande grupo de organizações criminosas especializadas no mesmo tipo criminal.
Dessa forma, nas operações deflagradas hoje, cerca de 50 policiais federais cumprem14 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Além disso foi decretado o bloqueio de bens na ordem de R$ 80 milhões – carros, dinheiro em espécie, joias e outros itens de interesse da investigação foram arrecadados pela PF.
- 17 pessoas presas, drogas, armas e veículos apreendidos em operação conjunta no Noroeste
- Receita Federal emite alerta e envia intimações de cobrança a 6,5 milhões de contribuintes
“Para ocultar a origem ilícita dos recursos advindos do tráfico de drogas, os líderes da organização criminosa, por meio de uma complexa cadeia de atos ilícitos, importavam roupas da China e as disponibilizavam em redes de loja do varejo têxtil, utilizando o chamado ‘branqueamento’ do recurso ilícito”, informou, em nota, a PF.
O dinheiro obtido com a venda dessas mercadorias retornava “lavado” para a organização criminosa, de forma a dificultar a identificação de sua origem criminosa.
Segundo a PF, confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e lavagem de capitais. Somadas, as penas podem ultrapassar dez anos de reclusão.