O ex-presidente e candidato à Presidência da República dos EUA Donald Trump foi baleado na orelha direita durante um comício de campanha neste sábado (13), provocando pânico na multidão.
O atirador morreu, um participante do comício foi morto e dois outros espectadores ficaram feridos, informou o Serviço Secreto em um comunicado.
“Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita”, disse Trump em sua plataforma social. “Houve muito sangramento.”
Quando os tiros foram ouvidos, Trump tocou sua orelha direita com a mão direita, depois abaixou a mão para olhá-la antes de se ajoelhar atrás do púlpito, antes que os agentes do Serviço Secreto o cercassem.
O Serviço Secreto e a campanha do ex-presidente disseram que Trump estava em segurança após os disparos em Butler, Pensilvânia, cerca de 50 km ao norte de Pittsburgh.
A identidade do atirador foi revelada neste domingo (14/07/2024). Trata-se de Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Líderes republicanos e democratas condenaram rapidamente a violência.
🔥🚨BREAKING NEWS: Donald Trump responded to his assassination attempt with bravery and pride. This is the strongest man in America. pic.twitter.com/XLT8tDTBFt
— Dom Lucre | Breaker of Narratives (@dom_lucre) July 13, 2024
Os disparos ocorrem menos de quatro meses antes da eleição de 5 de novembro, quando Trump enfrentará uma revanche eleitoral com o presidente democrata Joe Biden.
O porta-voz da campanha de Trump disse que o candidato republicano estava bem e que estava sendo examinado em um centro médico local.
“O presidente Trump agradece às autoridades policiais e aos socorristas por sua ação rápida durante esse ato hediondo. Ele está bem e está sendo examinado em um centro médico local. Mais detalhes virão em seguida”, disse o porta-voz Steven Cheung em um comunicado.
O ex-presidente tinha acabado de começar seu discurso quando os tiros irromperam e Trump e outros participantes do comício foram ao chão.
Agentes do Serviço Secreto o cercaram e Trump desapareceu atrás do púlpito por cerca de um minuto antes de ser levado às pressas para o veículo que o aguardava.
Repercussão na rede X
Someone attempted to assassinate my father tonight and this is what @CNN is focused on.
These people are vile. https://t.co/ZNKe9cuNQz
— Donald Trump Jr. (@DonaldJTrumpJr) July 14, 2024
I fully endorse President Trump and hope for his rapid recovery pic.twitter.com/ZdxkF63EqF
— Elon Musk (@elonmusk) July 13, 2024
A esquerda é assim no mundo inteiro! Sempre tentando resolver as coisas na bala ou na faca! COVARDES!
Alguma semelhança? pic.twitter.com/ENVH9t9RnQ
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 13, 2024
A Globo precisa ser fechada. pic.twitter.com/Zv0pgNl7YU
— Kim D. Paim (@kimpaim) July 13, 2024
Explicando a diferença entre cair e sofrer um atentado. https://t.co/JVRip9r2k6 pic.twitter.com/IBg4vDDAQK
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 14, 2024
Imundos! Nojentos! Cretinos! pic.twitter.com/lF6788Kv6r
— MarioFrias (@mfriasoficial) July 14, 2024
ABJETO! Ouçam esta testemunha! Além de desinformar, este tipo de matéria da Globo é um completo e nefasto desrespeito pelo ex-presidente americano e especialmente pela outra vítima que, segundo a imprensa americana e este testemunho, morreu neste atentado monstruoso. Repito, nojo… pic.twitter.com/DsyojeHShT
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) July 14, 2024
Legend. pic.twitter.com/90oSLl2YSa
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) July 13, 2024
💯 Thank you, President @jairbolsonaro ! https://t.co/T3rqIKQU5S
— Senator Shane Jett 🇺🇸🇧🇷 (@SenadorJett) July 14, 2024
“Eu apoio totalmente o presidente Trump e espero por sua rápida recuperação”, afirma Elon Musk após incidente com o candidato pelo Partido Republicano nos EUA.
📺 Confira na JP News e Panflix 👉 https://t.co/PfWe2qEfF5#JornalJP pic.twitter.com/faDUhStcTe
— Jovem Pan News (@JovemPanNews) July 13, 2024
Grave atentado contra Trump nos Estados Unidos. Espero que o ex-presidente esteja bem e que o ataque seja esclarecido. pic.twitter.com/PYex4Zvye0
— Sergio Moro (@SF_Moro) July 13, 2024