Empresas planejam iniciativas de gestão de pessoas em CSCs

Por Redação Saiba Já News
Empresas planejam iniciativas de gestão de pessoas em CSCs

A Gestão de Gente é essencial nos CSCs (Centros de Serviços Compartilhados) para criar um ambiente de trabalho que promova o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores, com o objetivo de reter talentos e impulsionar o crescimento da empresa. 

Segundo levantamento da MIA (Market Intelligence Application Shared Service), plataforma de dados sobre CSC do IEG (Instituto de Engenharia de Gestão), as organizações planejaram diversas iniciativas voltadas para a gestão dos funcionários de seus CSCs, destacando-se o desenvolvimento de sucessores para líderes por meio de um plano de sucessão, que é um dos principais focos para 64% das empresas analisadas.

De acordo com a responsável pela área de Inteligência de Mercado e Sócia do IEG, Lara Pessanha, identificar e desenvolver talentos internos com potencial de liderança garante uma transição eficaz e cultiva uma cultura organizacional que valoriza a excelência. 

“A implementação de um plano de sucessão para líderes é essencial, considerando a importância do papel que desempenham nas empresas, pois nem todas as pessoas possuem o perfil adequado para serem líderes. Por isso, as organizações precisam identificar e desenvolver talentos internos com potencial de liderança”, disse, destacando que isso garante uma transição gradual, evitando lacunas na gestão.

Além disso, ações para aumentar o engajamento das equipes e intensificar treinamentos e capacitações, também foram apontadas por mais da metade dos CSCs. Segundo Pessanha, o engajamento é um fator relevante, pois a operação dos CSCs é altamente dinâmica, com uma rotina que demanda garantir o suporte aos negócios e, ao mesmo tempo, buscar sempre melhorias. 

“Nessa linha, os treinamentos também ajudam para que as pessoas estejam mais bem capacitadas e atualizadas em relação às novidades do mercado, garantindo a sustentabilidade e evolução do modelo”, avalia.

O estudo também mostrou que a tecnologia é uma importante aliada quando o assunto é inovação, principalmente a Inteligência Artificial (IA), uma vez que a tendência tecnológica já tem sido encontrada em mais de 30% dos CSCs.

Para a responsável pela área de Inteligência de Mercado do IEG, a gestão de pessoas é um pilar fundamental tanto para os Centros de Serviços Compartilhados quanto para todas as empresas, pois potencializa a capacidade humana, estimula a inovação e contribui para a obtenção de melhores resultados. “Dessa forma, planejar e executar iniciativas que ajudem a fortalecer esse pilar internamente contribui positivamente para o equilíbrio dos demais fatores que são essenciais para um CSC, como satisfação do cliente e excelência nos processos, por exemplo”, finaliza.

Para saber mais, basta acessar: https://ieg.com.br/