Open Insurance permite troca de dados entre seguradoras

Por Redação Saiba Já News
Open Insurance permite troca de dados entre seguradoras

Desde março deste ano, os clientes das empresas participantes do Open Insurance têm a opção de autorizar o compartilhamento de informações relativas a seu cadastro e produtos de seguros, previdência e capitalização.

Dessa forma, histórico de pagamento de prêmios, coberturas contratadas e sinistros ocorridos podem ser divididos entre as seguradoras. O processo de compartilhamento será iniciado pelos dados cadastrais e pelo Seguro Residencial, sendo os demais produtos adicionados conforme o cronograma estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP).

O compartilhamento será feito em cinco etapas e tem conclusão prevista para junho de 2023. O Open Insurance é um sistema aberto de tecnologia que permite o compartilhamento de informações entre empresas do setor de seguros e outras autorizadas e credenciadas pela SUSEP. A plataforma utiliza tecnologias como blockchain, inteligência artificial e análise de dados para auxiliar seguradoras na oferta de produtos mais personalizados e acessíveis.

Com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o objetivo do Open Insurance é melhorar a experiência do cliente e facilitar o processo de tomada de decisão em relação a produtos e serviços das seguradoras. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca tornar a oferta de seguros mais competitiva, seguindo um modelo semelhante ao Open Banking, voltado para instituições financeiras.

Segundo o site da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), o Open Insurance é uma iniciativa que “pode trazer mais transparência e facilidade no relacionamento com o consumidor”, além de estimular a concorrência e a inovação no setor de seguros.

Portanto, a implementação gradual desse sistema é uma grande evolução para o mercado de seguros em geral. Levando em consideração a experiência do cliente e a competitividade do mercado atual, o Open Insurance tem o potencial de fornecer aos consumidores produtos e serviços mais atraentes e adaptados às suas necessidades. Com a implementação gradual do sistema, espera-se que os clientes se beneficiem de uma experiência mais simplificada e personalizada, contribuindo para o fortalecimento e crescimento do mercado de seguros no país.

Para saber mais, basta acessar o site da Genebras Seguros.