Volume de vendas do setor da construção cresce 2,85% no 1º trimestre de 2023

Por Redação Saiba Já News
Volume de vendas do setor da construção cresce 2,85% no 1º trimestre de 2023

De acordo com o relatório Senior Index, realizado trimestralmente, o setor da construção registrou um aumento de 2,85% no volume de vendas no 1º trimestre deste ano, se comparado com mesmo período de 2022. Além disso apresentou queda de 38,73% nos distratos.

O Valor Geral de Vendas do 1T2023 também apresentou um aumento de 17,66% comparado com o mesmo período de 2022, o que corresponde a uma movimentação de mais de R$ 7 bilhões de reais.

O período acompanha as previsões positivas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que prevê que a indústria da construção terá um crescimento de 2,5% em 2023.

O setor da construção é um dos que mais cresce no Brasil nos últimos anos, e em 2023, apesar de uma mudança de governo e alta de juros, situações que normalmente desestabilizam o mercado, o ritmo de crescimento deve se manter. Este setor passou por evoluções importantes em seus processos e mesmo com situações desafiadoras nos últimos anos, como o aumento considerável no custo dos insumos, o segmento vem demonstrando resiliência.

“Existe um olhar muito atento do mercado da construção para inovações, uso de dados e um planejamento cada vez mais controlado e em tempo real. Sendo assim, toda aplicação de tecnologia deve impactar os negócios que podem atuar com projetos mais precisos, custos mais controlados, segurança e maior transparência nas informações. Todas essas questões relacionadas a transformação digital no setor da construção podem colaborar também com a produtividade e consequentemente impactar em melhores resultados para todo o mercado”, destaca Cleber Francischini, Head de Produto Incorporação na Senior Sistemas.

Dados por região

Entre as regiões que tiveram melhor performance estão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Santa Catarina. Enquanto as áreas do Paraná, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, apresentaram a menor performance deste recorte.

Valor do metro quadrado

O valor médio do metro quadrado adquirido no período é de R$ 7.794,66 um crescimento de 6,87%, no comparativo do 1º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022.

Sobre o Senior Index

O relatório Senior Index é um levantamento realizado pela empresa de tecnologia para gestão, Senior Sistemas, com objetivo de apresentar ao mercado informações relevantes sobre o cenário econômico em diversas áreas. Os principais indicadores da Construção Senior Index estão no site (mega.com.br).