Campanha alerta sobre a importância da respiração correta

Por Redação Saiba Já News
Campanha alerta sobre a importância da respiração correta

O modo como se respira pode beneficiar ou trazer prejuízos à saúde. Os diferentes efeitos da respiração pelo nariz e pela boca ao organismo estão sendo abordados essa semana, até 24 de junho, na Campanha da Respiração Nasal, promovida pela Academia Brasileira de Rinologia (ABR) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), com o apoio da Libbs Farmacêutica. 

A iniciativa reúne médicos otorrinolaringologistas para conscientizar a população sobre a importância da respiração correta para uma melhor qualidade de vida.     

Respirar pelo nariz ajuda a prevenir doenças e aumenta a qualidade de vida, segundo especialistas da ABORL-CCF. Já quem respira pela boca eleva as chances de ter problemas dentários, alterações na fala e na mastigação, deformidades faciais, sonolência ao longo do dia, dificuldade de concentração e aprendizagem e irritabilidade. 

Essa rota de entrada do ar também traz maior risco de contrair infecções, conforme alerta o diretor da Academia Brasileira de Rinologia e membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial, Dr. Ricardo Dolci.

“Ao respirarmos pela boca, o ar impuro passa sem filtro e chega frio aos pulmões. A respiração nasal é a melhor forma para o bom funcionamento do organismo, pois ela filtra, umidifica e aquece o ar, deixando-o preparado para oxigenar o nosso corpo,” explica o médico otorrinolaringologista.

Diversas causas podem impedir a passagem adequada do ar pelo nariz. Infecções respiratórias virais, como gripe, resfriados e Covid-19, que se tornam mais comuns no inverno, têm como sintoma recorrente a obstrução nasal, levando as pessoas a respirar pela boca. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, estima-se que aproximadamente 1 bilhão de pessoas por ano sejam contaminadas pelo vírus influenza, responsável pela gripe. 

A sensação de nariz entupido também se manifesta em doenças como a rinite alérgica, que atinge mais de 400 milhões no mundo, segundo a Organização Mundial da Alergia. E quem sofre com amígdalas grandes, desvio de septo, pólipos nasais e adenoide aumentada, popularmente chamada de carne esponjosa, também tem dificuldade de praticar a respiração da forma certa.

“Por isso, é importante prestar atenção à forma como se está respirando. Quem respira pelo nariz tem muitos benefícios, como o desenvolvimento facial e dentário correto, a melhora da função cerebral, do desempenho físico, do sono e do equilíbrio emocional”, esclarece Dolci. 

Programação

Com o slogan “Você respira pelo nariz ou pela boca?”, a Campanha da Respiração Nasal conta com uma programação voltada ao público geral e aos médicos otorrinos, incluindo lives com especialistas e conteúdos de orientação sobre as principais causas da respiração oral, os impactos negativos desse hábito e o que fazer para melhorar a respiração pelo nariz.

No dia 21 de junho, data que marca o início do inverno, especialistas promovem uma live sobre respiração nasal saudável, às 20h, para tirar dúvidas da população. Na ocasião, internautas poderão interagir com os médicos otorrinos convidados Dr. Deusdedit Brandão Neto, Dra. Gabriela Ricci Matsumoto, Dr. Bernard Beraldin e Dra. Maura Catafesta das Neves, médica consultora da Libbs Farmacêutica. A transmissão será simultânea pelos perfis de Instagram @otorrinoevoce, @aborlccf, @academiaderinologia e @familiarespira.oficial.

Serviço

Campanha da Respiração Nasal 2023
       
Informações pelos canais: Instagram @otorrinoevoce, @aborlccf, @academiaderinologia e @familiarespira.oficial.