Mauro Vieira diz que retirada dos brasileiros da Faixa de Gaza não tem mais previsão

Por Repórter Jota Silva
Mauro Vieira diz que retirada dos brasileiros da Faixa de Gaza não tem mais previsão

O Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores, do governo Lula, disse nesta sexta-feira (10) em entrevista coletiva, que a situação na Faixa de Gaza não permite prever a saída dos 34 brasileiros que continuam aguardando para deixar o território palestino.

De acordo com o ministro; “A situação em Gaza não me permite dizer se será hoje, ou amanhã, ou quando. É uma região conflagrada, e são inúmeras as questões que dificultam a abertura”.

Conforme Vieira, a fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito ficou fechada novamente antes que o grupo de brasileiros pudesse deixar o local. Mauro Vieira, afirmou que tem mantido contato com as autoridades envolvidas para que os brasileiros consigam cruzar a fronteira.

“Ontem, ele [ministro das Relações Exteriores de Israel] me informou que eles estavam autorizados e que os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e que sairiam hoje de manhã, mas novamente não saíram – apesar de terem sido mobilizados até a região do posto de controle. Não puderam passar porque o posto de controle não foi aberto.” 

Confira a coletiva do Ministro Mauro Vieira sobre a repatriação de brasileiros no conflito da Faixa de Gaza:

Em nota, a embaixada de Israel no Brasil afirmou que “apesar dos muitos esforços de Israel e do Brasil, o Hamas impediu hoje [10] a abertura da passagem de Rafah e impediu que os cidadãos brasileiros saíssem da Faixa de Gaza”.

Segundo o Itamaraty, o grupo está na passagem de Rafah desde as 7 da manhã (2h no horário de Brasília) desta sexta-feira e esperava a chamada para os trâmites necessários para a entrada no Egito. “A lista com os nomes de todas as pessoas está em poder das autoridades envolvidas”, acrescentou o chanceler.

Fonte: Imprensa Planalto

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ