Câmara de Maringá pode aumentar de 15 para 23 vereadores e reajustar salários para 2025

Por Repórter Jota Silva
Câmara de Maringá pode aumentar de 15 para 23 vereadores e reajustar salários para 2025. Foto: CMM

A Câmara de Maringá pretende votar ainda nesta legislatura, aumento de vereadores de 15 para 23. Segundo o presidente o vereador Mário Hossokawa, o aumento de vereadores também aumentaria a representatividade em benefício da população.

Mário Hossokawa citou como exemplo a eleição de 2022 por conta do grande número de deputados estaduais e federais eleito por Maringá, ampliando a representatividade do município junto aos governos estadual e federal, consequentemente aumentando o potencial da cidade em conquistar recursos e portanto continuar evoluindo como cidade. Segundo Hossokawa, no caso dos vereadores seria a mesma coisa.

Maringá até 2006 tinha 21 vereadores, porem na época o Supremo Tribunal Federal tinha definido critérios para a definição do limite de vereadores, segundo o número de habitantes do municípios, ou seja, os municípios teriam direito a um vereador para cada 47.619 habitantes. baseado nessa determinação do TSE,Maringá teve redução no número de representantes na Câmara Municipal de 21 para 15.

Em 2013, Maringá passou novamente a estar em conformidade com alei para voltar o número de representantes para 21 vereadores.

Mário Hosakawa relatou em entrevista para ao Programa Balanço Geral/RICtv Maringá, que tem cidades pequenas (1.500 habitantes) com número grande de vereadores (9 representantes) proporcionalmente, e Maringá com mais de 430 mil habitantes continua com 15 vereadores. Hossokawa explica ainda que a cidade precisa aumentar a representatividade, por conta de estar em crescimento constante para poder levar assistência aos bairros da periferia.

Veja a quantidade de vereadores em algumas cidades importantes do Paraná:

Curitiba: 1,9 milhão de Habitantes – 38 vereadores

Londrina: 580 mil habitantes – 19 vereadores

Maringá: 436 mil habitantes – 15 vereadores

Ponta Grossa: 358 mil habitantes – 19 vereadores

Cascavel: 336 mil habitantes – 21 vereadores (projeto de lei propões aumentar para 23 vereadores)

São José dos Pinhais: 334 mil habitantes – 21 vereadores

Foz do Iguaçu: 257 mil habitantes – 15 vereadores

Na Câmara de Maringá, além do aumento no número dos vereadores que aumentaria de 19 para 23, uma proposta também prevê reajuste salarial do legislativo, conforme o projeto passaria de R$9,6 mil para R$ 16 mil reais bruto.

Segundo Mário Hossokawa o reajuste no subsídio se faz necessário desde 2006,em todos esses anos o legislativo apenas vem apenas corrigindo o índice da inflação, o presidente afirma que o reajuste está sendo fixado com base no que a lei permite.

Mário Hossokawa, presidente da Câmara de Maringá. Foto: CMM