Maringá ganha prêmio com projeto ′Embaixada Solidária′ para imigrantes haitianos

Por Repórter Jota Silva
Com projeto que promove cidadania, Prefeitura ganha certificado de reconhecimento do Prêmio Gestor Público

Garantir acesso aos direitos básicos e promover a cidadania é compromisso da gestão municipal. O projeto ′Embaixada Solidária′, que atende imigrantes haitianos com a emissão e renovação de documentos como passaporte e identidade e também realiza cerimônias de casamento, foi uma das iniciativas da Prefeitura reconhecidas pelo Prêmio Gestor Público do Paraná 2022. O certificado de reconhecimento foi entregue na terça-feira, 22, na sede da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) .     

  • Guinchos do DER/PR começam a operar em rodovias do Norte e Norte Pioneiro
  • Governo começa a capacitação de profissionais e acadêmicos para o ‘Verão Maior Paraná’

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc), começou em 2021 com a vinda da embaixada haitiana à cidade para emissão dos documentos e celebração dos casamentos. Desde então, foram emitidos 1,2 mil passaportes, 200 documentos de identidade e 12 casamentos realizados. 

O secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Emmanuel Predestin, destaca que a ′Embaixada Solidária′ atende, além de Maringá e região, haitianos que moram em outros estados como Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. “Esse projeto contribui com milhares de haitianos. Ao facilitar o acesso aos documentos, promovemos a cidadania e a possibilidade de novas oportunidades para os imigrantes”, disse.   

Prefeitura de Maringá recebe seis prêmios de Gestor Público do Paraná 2022

Paraná e startup ofertam 10 mil bolsas em cursos de tecnologia

Prêmio Gestor Público – O Prêmio Gestor Público do Paraná 2022 é organizado pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (Sindafep) e conta com a participação do Governo do Paraná, Tribunal de Contas e Alep. O município foi premiado com o projeto ′Plantando o Futuro′, da Secretaria de Limpeza Urbana. 

Além da ′Embaixada Solidária, receberam o certificado de reconhecimento o ′Ambulatório Transexualizador′, da Secretaria de Saúde; o ′Programa Dignidade e Proteção′, da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres; a ′Tramitação Eletrônica da Execução Orçamentária′, da Fazenda; e o ′Selo Ipê Empresarial′, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá.