Governo do Paraná apresenta modelo de governança e propostas para a Região Metropolitana de Maringá

Por Repórter Jota Silva
Governo do Paraná apresenta modelo de governança e propostas para a Região Metropolitana de Maringá. Repórter do www.saibaja.news

Uma equipe do Governo do Paraná esteve em Maringá nesta quarta-feira, 30, para apresentar o modelo de governança e as propostas para a Região Metropolitana de Maringá (RMM). A apresentação aconteceu no Auditório Hélio Moreira, no Paço Municipal, na Conferência do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da RMM. Agora as propostas serão definidas pelos municípios e, no início do próximo ano, o projeto de lei será enviado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

O trabalho na Conferência foi dirigido pelo coordenador do Paranacidades, Albari Medeiros, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. O prefeito Ulisses Maia participou da cerimônia e destacou a importância da integração entre as cidades. “Trabalhamos muito para promover essa integração porque pensamos na importância e no desenvolvimento de toda a região”, reforçou o prefeito. 

Durante o evento, o prefeito Ulisses Maia mencionou os projetos de integração regional da Prefeitura de Maringá, como a criação da Secretaria de Assuntos Metropolitanos e Institucionais (Ametro), ações com a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e a recém-criada Aliança Estratégica dos Ecossistemas de Inovação de Maringá e Londrina, lançada nesta terça-feira, 29. 

Após a abertura do evento do PDUI, foi entregue uma cópia impressa do plano da Região Metropolitana de Maringá para os prefeitos ou representantes de cada uma das 26 cidades que formam a RMM. Em seguida, foi feita a apresentação dos dados finais. Foram abordados: o plano, o recorte metropolitano, as propostas, o macrozoneamento, a governança e os processos de gestão da Região Metropolitana de Maringá. 

Também participaram do evento do PDUI o vice-prefeito Edson Scabora, secretários municipais, vereadores, prefeitos da região, representantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), órgãos públicos, convidados, entre outros. 

RMM – A Região Metropolitana de Maringá compreende uma área de 5,9 milhões km², com aproximadamente 1 milhão de habitantes. As cidades envolvidas são: Maringá, Sarandi, Marialva, Mandaguari, Paiçandu, Ângulo, Iguaraçu, Mandaguaçu, Floresta, Doutor Camargo, Itambé, Astorga, Ivatuba, Bom Sucesso, Jandaia do Sul, Cambira, Presidente Castelo Branco, Flórida, Santa Fé, Lobato, Munhoz de Mello, Floraí, Atalaia, São Jorge do Ivaí, Ourizona e Nova Esperança. Diversos temas abordados nas audiências públicas do PDUI já estão em andamento em Maringá, com foco no desenvolvimento regional. 

• Site do PDUI/RMM .