Maringá conquista certificação do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Por Repórter Jota Silva
Maringá conquista certificação do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV

Nesta quarta-feira, 7, a Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu a certificação Selo Ouro, do Ministério da Saúde, pela eliminação da transmissão do vírus HIV de mãe para filho(a), a chamada transmissão vertical. A certificação é um reconhecimento da Comissão Nacional de Validação (CNV), que realizou vistorias técnicas nas unidades de saúde de Maringá em setembro deste ano.

A certificação de município livre da transmissão vertical do HIV reflete a qualidade da assistência do município em relação aos atendimentos pré-natal, parto, puerpério e segmentos da criança, além de reconhecer o processo de trabalho realizado pelos profissionais da saúde.

“Essa certificação é uma grande conquista da nossa cidade. Poucos municípios receberam este reconhecimento do Ministério da Saúde, o que nos enche de orgulho. É um mérito da nossa equipe de saúde que, com técnica e dedicação, vem construindo esse trabalho ao longo dos anos”, explica o secretário de Saúde, Clóvis Melo. 

Vistorias – Em setembro, durante as vistorias técnicas, os representantes do Ministério da Saúde visitaram os setores da Secretaria de Saúde, entrevistaram a equipe do Consultório na Rua, do Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids e do Laboratório Municipal. Além disso, realizaram vistorias nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e maternidades que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS).