Prova Rústica Tiradentes arrecada 6 toneladas de alimentos e ração

Esporte e solidariedade

Por Redação Saiba Já News
Prova Rústica Tiradentes alia esporte e solidariedade e arrecada 6 toneladas de alimentos e ração

Sucesso de público, a Prova Rústica Tiradentes 2023 promoveu solidariedade com arrecadação de seis toneladas de alimentos e ração para cão ou gato. A tradicional corrida de rua reuniu 6 mil atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros, além de representantes internacionais, na sexta-feira, 21, feriado de Tiradentes. A participação na competição foi totalmente gratuita, sem taxa de inscrição, apenas com a doação de 1 kg de alimento ou 1kg de ração para cachorro ou gato. 

Os alimentos arrecadados serão encaminhados pelo Provopar para entidades assistenciais. A ração será destinada pela Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal para protetores e ONGs voltadas à causa animal. No total, foram arrecadadas 5,9 toneladas de alimentos e 110 kg de ração. 

“A edição de 2023 da prova foi muito esperada por todos os maringaenses. Além de um momento de diversão, esporte e lazer, a competição também promoveu a solidariedade e, dessa forma, diversas entidades da nossa cidade serão beneficiadas”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier.   

A corrida teve percurso de 10 quilômetros, com largada na Avenida XV de Novembro com a Avenida Getúlio Vargas. O vencedor da Prova Rústica Tiradentes 2023 no masculino foi o atleta queniano Vestus Cheboi Chemjor, que completou a prova com o tempo de 29′45. A primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Felismina Vendohali Tchianda Cavela, com tempo de 34′55. Clique aqui e confira o resultado geral.

Prova Rústica Tiradentes
Prova Rústica Tiradentes 2023 reúne 6 mil participantes e movimenta ruas de Maringá. Foto: Rafael Macri / PMM

Prova Rústica Tiradentes, Saiba já:

O feriado de Tiradentes nesta sexta-feira, 21, marcou a retomada da tradicional corrida de rua de Maringá após três anos. A Prova Rústica Tiradentes 2023, corrida de velocidade, reuniu 6 mil atletas e movimentou as ruas da cidade com trajeto de 10 km na competição principal. O vencedor geral no masculino foi o atleta queniano Vestus Cheboi Chemjor, que completou a prova com o tempo de 29′45. A primeira mulher a cruzar a linha de chegada foi Felismina Vendohali Tchianda Cavela, com tempo de 34′55. 

O prefeito em exercício, Edson Scabora, destacou a importância da competição, que movimenta a cidade. “Neste ano, que marca a retomada da prova, tivemos a participação de atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros e atletas internacionais. Além disso, o mais importante é que podemos proporcionar, por meio da competição, alegria, diversão e qualidade de vida para a comunidade”, afirmou. 

O atleta Vestus Cheboi Chemjor, que já disputou grandes provas de corrida, celebrou a vitória em Maringá. Angolana, Felismina Vendohali mora no Brasil há 11 anos e veio de Presidente Prudente (SP) para disputar a prova. Foi a terceira vez que ela participou da competição, mas ainda não tinha levado o primeiro lugar. “A Prova Rústica Tiradentes é difícil, mas o maior adversário não é o colega, é você mesmo. E eu superei os meus próprios desafios e estou muito feliz”, disse. 

A maringanese Regina Diniz participou pela primeira vez da prova e correu acompanhada da pet Luna. “É bom que ela me puxa na subida”, disse a corredora aos risos. Além da prova principal, crianças e adolescentes participaram de outros percursos. 

Expoingá 2023, Saiba já:

Garota Country 2023
Garota Country 2023: A Rainha eleita Beatriz Nunes

Garota Country 2023: Representantes da beleza feminina da Expoingá 2023 foram eleitas neste sábado

A Raínha da Expoingá 2023 escolhida no Concurso Garota Country 2023 é a estudante Beatriz Nunes, de 20 anos, enquanto os títulos de 1ª e 2ª princesas ficaram com Isabela Carpenese, 19 anos, e Danielle Gruba Bérgamo, 20 anos, respectivamente. Elas foram coroadas durante a realização do 34º Baile Country, realizado pela Sociedade Rural de Maringá (SRM), no Recinto de Eventos Ermelindo Bolfer, no Parque Internacional de Exposições, na noite deste sábado (22).

Oito beldades de Maringá e região concorreram aos títulos do tradicional Concurso, que foi acompanhado por mais de quatrocentas pessoas, entre membros da sociedade maringaense e regional, torcidas organizadas e sócios da SRM. As candidatas foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por sete pessoas ligadas às áreas da beleza, estética e moda. Além de uma apresentação de dança country, elas tiveram que demonstrar charme, desenvoltura e simpatia individualmente na passarela para ganhar a atenção dos jurados.

Segurança nas escolas, Saiba já:

Prefeitura reforça segurança na rede municipal e coloca segurança particular nas 116 unidades a partir de segunda, 24

A  Prefeitura de Maringá reforça as medidas de segurança nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas. A partir de segunda-feira, 24, as 116 unidades escolares da rede municipal contarão com segurança particular. A iniciativa faz parte do protocolo de segurança atualizado e que já está em funcionamento desde a semana passada nas instituições de ensino. 

Os seguranças particulares participaram de treinamento e capacitação para atuação nas unidades escolares. Os agentes vão atuar durante todo o período de aula para reforçar a segurança dos alunos, profissionais da educação e comunidade escolar. Na segunda-feira, a Secretaria de Educação (Seduc) se reunirá com a comissão de diretores escolares para discussão das próximas medidas de segurança a serem adotadas nas unidades. O diálogo e o trabalho em conjunto permite maior reflexão sobre a realidade de cada unidade da rede e garante ainda mais efetividade para as medidas. 

Na quinta-feira, 20, a ′Operação Segurança nas Escolas′ reuniu equipes da Guarda Civil Municipal e das polícias Militar e Civil para segurança da comunidade escolar. A ação de proteção das forças de segurança segue de forma contínua. A gestão municipal também adotou outras medidas na rede municipal. Confira:

  • Linha direta e exclusiva para as unidades entrarem em contato com o Centro de Controle Integrado (CCI), que conta com equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar;
  • Atualização de protocolo sobre acionamento do botão do pânico, já instalado na rede municipal;
  • Reforço das rondas nas unidades pela Guarda Civil Municipal;
  • Solicitação do apoio da Polícia Militar para patrulhamento no entorno das escolas e Cmeis;
  • Ampliação de rede de apoio especializada na Secretaria de Educação para atendimento das crianças; 
  • Instalação de interfones com câmeras de vídeo;
  • Processo em andamento para compra de câmeras de segurança para as unidades.

“Já temos um protocolo implantado na rede municipal e com mais essa ação reforçamos nossas medidas para garantir que toda a comunidade escolar possa sentir-se acolhida e segura com ambientes tranquilos para o processo de ensino-aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Nayara Caruzzo. 

As ações são desenvolvidas de forma integrada, entre as secretarias de Segurança e Educação. Em caso de dúvidas, a comunidade deve entrar em contato com a Seduc pelo telefone (44) 3221-6900 ou com a Guarda Civil Municipal, pelo 153.

VEJA TAMBÉM