Prefeitura de Maringá intensifica acolhimento de nos dias frios

Por Repórter Jota Silva
Prefeitura de Maringá intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua nos dias frios.

A Prefeitura de Maringá intensifica os serviços de abordagem social durante o inverno com o acolhimento da população em situação de rua. Por meio da parceria entre o município e a Arquidiocese de Maringá, o Albergue Santa Luiza de Marillac disponibilizará local para atender pessoas acolhidas pelas equipes da Secretaria de Assistência Social, Políticas Sobre Drogas e Pessoa Idosa, durante a ′Operação Inverno′. O espaço já realiza o acolhimento e tem vagas conveniadas ao município. Com a parceria, durante o inverno haverá ampliação da capacidade de atendimento.

A secretária de Assistência Social, Política Sobre Drogas e Pessoa Idosa, Sandra Jacovós, explica que o trabalho de acolhimento é realizado diariamente e intensificado nos dias frios. Durante a ′Operação Inverno′, quando as temperaturas ficam abaixo dos 10°C, os servidores da abordagem social realizam a busca ativa pela população em situação de rua.

Caso aceitem o acolhimento, essas pessoas serão encaminhadas para o albergue. No local, serão atendidas por profissionais do município e receberão alimentos, roupas novas, além de encaminhamentos para outras políticas públicas como serviços de saúde, comunidades terapêuticas, qualificação profissional, vagas de emprego e outras. As pessoas que recusam o acolhimento são atendidas com cobertores.

A secretária reforça que a comunidade também pode comunicar situações de pessoas em vulnerabilidade e que precisam de atendimento durante os dias mais frios. O município conta com canal de atendimento 24 horas pelo telefone (44) 9 9103-5661. Em caso de crianças e adolescentes, é necessário entrar em contato pelos telefones (44) 93901-6549, (44) 93901-6513 ou 0800 643 5115. O albergue e o Centro Pop também recebem doações de roupas e agasalhos para pessoas em situação de rua.