Meio Ambiente: Prefeitura lança maior programa de reciclagem de óleo de cozinha e novos projetos sustentáveis

Por Repórter Jota Silva
Na ‘Semana do Meio Ambiente’, entre os dias 5 e 7 de junho, serão lançadas novas iniciativas para reforçar ações práticas da gestão municipal que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de Maringá preparou programação especial com diversas ações. Na ′Semana do Meio Ambiente′, entre os dias 5 e 7 de junho, serão lançadas novas iniciativas para reforçar ações práticas da gestão municipal que contribuem com a agenda climática e a preservação ambiental. Durante a abertura na segunda-feira, 5, às 14h, haverá o lançamento do ′Projeto Óleo Zero′, o maior programa da história da cidade para reciclagem de óleo de cozinha usado. 

Inicialmente, o ′Óleo Zero′ vai atender cerca de 70 mil moradores de 350 condomínios da cidade. A iniciativa, realizada pelo município em parceria com a empresa FurioRecicla e a Euro Administradora de Condomínios, consiste na instalação de recipientes específicos nos condomínios para descarte do óleo. Cada 1 litro de óleo recolhido retornará para o condomínio em produtos de limpeza produzidos a partir da substância descartada. Após a primeira etapa, a ideia é ampliar a iniciativa para outros condomínios e instalar pontos de coleta pela cidade.  

A programação de abertura também reúne o lançamento do ′Programa Maringá pelo Clima′, para incentivar adoção de medidas por empreendimentos privados em prol do clima. Pelo programa, o município também desenvolverá ações de diagnóstico das emissões de gases de efeito estufa, como o inventário municipal de emissões, para planejar e elaborar o Plano Municipal de Mudanças Climáticas.

Durante a ′Semana do Meio Ambiente′, também haverá a assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno, o que vai garantir agilidade às solicitações. O cronograma de atividades inclui o lançamento do primeiro pomar urbano sensorial, debates técnicos, palestras, mesa redonda sobre mudanças climáticas e outras atividades. Confira a programação completa:

Segunda-feira, 5

Local: Centro De Ação Cultural Márcia Costa (Cac), na Avenida XV De Novembro, 514

14h – Abertura da ′Semana de Meio Ambiente′, com o lançamento do ′Programa Maringá pelo Clima′ e lançamento do ′Projeto Óleo Zero′

– 15h – Palestra com o Professor Roger Paulo Mormul sobre o tema ′Pacto Global pelo Clima′

– 15h30 –  Apresentação de ações de empresas convidadas que contribuem para a agenda climática

– 16h –  Mesa redonda com autoridades, pesquisadores, gestores, empreendedores, técnicos sobre a temática mudanças climáticas. 

Terça-feira, 6

Local: Auditório Hélio Moreira, anexo ao Paço Municipal 

– 9h – Abertura do ′Encontro de Municípios Descentralizados′, com a presença do prefeito Ulisses Maia, secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge e diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Luiz da Costa Souza. Na ocasião, haverá assinatura do convênio de licenciamento ambiental pleno para Maringá e do convênio para monitoramento de águas subterrâneas no entorno do Parque do Ingá.

– 11h – Debates entre técnicos, fiscais e jurídico do IAT e Conselho Estadual de Meio Ambiente com municípios presentes.

– 14h30 – Treinamento prático em empresa de Maringá sobre fiscalização ambiental.

Quarta-feira, 7 

Local: Avenida Pioneiro Alício Arantes Campolina, 650

– 14h30 – Ações de educação ambiental com pinturas do projeto ′O Rio Começa Aqui′ e atividades de conscientização da comunidade

– 15h30 – Lançamento do I Pomar Urbano Sensorial com o plantio de mudas frutíferas no fundo de vale do Córrego Mandacaru.