Maringá fortalece os 50 anos de irmandade com Kakogawa e uma comitiva irá ao Japão para participar da comemoração do aniversário da cidade

Por Repórter Jota Silva
Os integrantes da missão oficial vão conhecer ações importantes e debater projetos sobre gestão pública

Maringá atua para fortalecer os laços de irmandade com Kakogawa, no Japão, e reforça parceria internacional nos 50 anos de irmandade. Entre os dias 7 e 23 de junho, uma comitiva de Maringá estará em missão em Kakogawa a convite do prefeito da cidade japonesa, Yasuhiro Okada. Os membros da comitiva vão participar de atividades em comemoração do aniversário de Kakogawa, celebrado em 15 de junho. 

Os integrantes da missão oficial vão conhecer ações importantes e debater projetos sobre gestão pública. O prefeito Ulisses Maia, um dos membros da comitiva, será homenageado com o título de Cidadão Benemérito. Além da troca de experiências e o fortalecimento das parcerias entre as duas cidades, a missão é uma forma de agradecer a visita da comitiva de Kakogawa durante a comemoração dos 76 anos de Maringá. No início de maio, uma comitiva, composta pelo prefeito de Kakogawa e autoridades japonesas, esteve em Maringá. 

Dentro da agenda em Kakogawa, a comitiva realizará visitas ao governador da província de Kyoto, Takatoshi Nishiwaki, à Secretaria de Aceleração Econômica, ao Museu da Emigração Japonesa e ao Museu Tecnológico de Kawasaki. Para fortalecer as parcerias na área econômica, os membros também participarão de encontro com empresários na Associação Comercial e Industrial de Kakogawa. 

Além disso, a equipe conhecerá a Usina de Incineração de Lixo, o funcionamento de uma escola e a estrutura do Corpo de Bombeiros e do Centro de Prevenção de Incêndios. A programação inclui também uma visita ao Wellness Park e à Universidade Hyogo, para fortalecimento de parcerias na área da educação.

A Câmara de Vereadores de Maringá aprovou, em 18 de maio, o pedido de licença do prefeito Ulisses Maia para a viagem a Kakogawa. Durante o período da agenda oficial no Japão, o vice-prefeito Edson Scabora exercerá o cargo de prefeito interinamente.

Comitiva – A comitiva da missão oficial em Kakogawa é composta pelo prefeito Ulisses Maia; a primeira-dama Eliane Maia; o deputado estadual Do Carmo, representando a Assembleia Legislativa do Paraná; o presidente da Câmara de Vereadores, Mário Hossokawa e o vereador Delegado Luiz Alves, representando a Câmara; o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli; o presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Afonso Shiozaki; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, José Laurindo de Souza Netto; o comandante do 3° comando da Polícia Militar, Ademar Carlos Paschoal; o chefe da 9ª subdivisão da Polícia Civil, Adão Wagner Loureiro Rodrigues; o secretário municipal de Gestão de Pessoas, Sérgio Maximilla; o comerciante e representante do Rotary Club Maringá, Edson Kazuo Ishikawa; e o presidente da Associação Internacional, Shiniti Ueta.