Diretora presidente do IPPLAM convida para pré-conferência do Plano Diretor do Município

Por Repórter Jota Silva
A diretora presidente do IPPLAM, Bruna Barroca. Crédito das fotos - Marquinhos Oliveira/CMM

A diretora presidente do IPPLAM, Bruna Barroca, falou aos vereadores de Maringá sobre a pré-conferência do Plano Diretor. O convite para a participação dela na sessão desta terça-feira (13) foi do presidente em exercício do Legislativo, vereador Mário Verri.

Barroca convidou os vereadores e a comunidade para participarem da pré-conferência que será realizada no dia 21 de junho na Escola Municipal Antonio Carlos Velasquez. “A pré-conferência é uma etapa preparatória para a 1ª e 2ª Conferências Públicas Municipais para a Revisão do Plano Diretor. Hoje, dia 13, se encerra o prazo para que as entidades se inscrevam para participarem da pré-conferência, onde serão eleitos os participantes representativos da sociedade civil para os segmentos.”

Segundo a diretora serão eleitos 80 representantes da sociedade civil. “A lei estabelece que os movimentos sociais e populares têm direito a no máximo 35 representantes; os trabalhadores, por meio de suas entidades sindicais, 13; empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento urbano, 13; entidades profissionais, acadêmicas, de pesquisa e conselhos profissionais, 11; e ONGs com atuação nas áreas de desenvolvimento urbano, planejamento territorial, habitação, regularização fundiária, saneamento ambiental, transporte, mobilidade, acessibilidade, 8.”

Ela explicou que o Plano precisa ser revisado a cada 10 anos e são três etapas. “A revisão teve início em 2018 e este ano estamos na última etapa, que trata da legislação e implementação do Plano. Convidamos aos vereadores e a todos a participarem desse processo.”

A diretora do IPPLAM também respondeu a questionamentos dos vereadores.