Prefeitura de Maringá conquista primeiro lugar no Prêmio Cidades Sustentáveis com programa de habitação social ProZeis

A Prefeitura de Maringá conquistou o primeiro lugar do Prêmio Cidades Sustentáveis

Por Repórter Jota Silva

Com o Programa Zonas Especiais de Interesse Social (ProZeis), criado pela gestão municipal em 2018, a Prefeitura de Maringá conquistou o primeiro lugar do Prêmio Cidades Sustentáveis, iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis que reconhece as melhores práticas das cidades na implementação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A cerimônia de premiação ocorreu na noite de sexta-feira, 16, em São Paulo. 

  • ‘Empreend + Maringá’ segue com inscrições abertas
  • Prefeitura de Maringá investe em soluções inovadoras na educação e abre edital para testes gratuitos de lousas digitais

A gestão municipal conquistou o primeiro lugar da premiação na categoria ′Social′ entre cidades de 101 a 500 mil habitantes. Com o ProZeis, a Prefeitura de Maringá garante casa própria para centenas de famílias que recebem até três salários mínimos. A política pública, referência nacional na área de habitação de interesse social, transforma áreas que antes não poderiam receber construções em locais de habitação popular. O financiamento dessas habitações apresenta condições especiais, com valor mais baixo que aluguel. 

O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, e a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, receberam a premiação representando o município.. A Cerimônia de premiação ocorreu no Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A cerimônia de premiação ocorreu no Museu de Arte de São Paulo (Masp) e reuniu diversas autoridades, incluindo lideranças empresariais e da sociedade civil organizada e representantes do Sistema das Nações Unidas no Brasil. O secretário de Urbanismo e Habitação, Estevão Palmieri, e a diretora-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam), Bruna Barroca, receberam a premiação representando o município. Neste sábado, 17, Maringá apresenta a política de habitação para outros municípios durante a ′Rodada de Prefeitos′.

O prefeito Ulisses Maia destaca que a premiação reforça a importância das políticas públicas da gestão municipal para garantir o direito das pessoas à moradia. “Somos uma das únicas cidades do Brasil a investir recursos próprios em habitação social. Com o ProZeis, proporcionamos acesso à moradia para famílias que no mercado formal não conseguiam devido aos valores. Além disso, garantimos moradias em regiões com infraestrutura completa e próximas aos equipamentos públicos e serviços básicos”, diz.   

  • Prefeitura de Maringá realiza mutirão para promoção da inclusão de migrantes e refugiados
  • Após Prefeitura liberar R$ 1,5 milhão mensal para custeio do Hospital da Criança, Governo do Estado anuncia repasse

Desde a criação em 2018, 400 famílias concretizaram o sonho da casa própria por meio do Prozeis pela Diretoria de Habitação da Secretaria de Urbanismo e Habitação. Em maio deste ano, foi entregue o ′Residencial Manacá′, o empreendimento mais recente do programa e que conta com 224 apartamentos. Além disso, outras 1.852 unidades de apartamento estão em andamento.

Habitação social: Prefeitura de Maringá conquista premiação nacional com ProZeis.
Ulisses Maia — Mais um destaque. Olha que notícia incrível, pessoal! 🤩🏆 Somos a 1° cidade do Brasil no Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria “Social” com o programa ProZeis.
Somos referência nacional na área de habitação de interesse social, transformando áreas que antes não poderiam receber edifícios em locais de habitação popular.
Recentemente, entregamos o Residencial Manacá e em breve celebraremos a inauguração dos Residenciais Solar das Laranjeiras e Solar das Araucárias, realizando o sonho da casa própria para centenas de famílias. 🏠❤️
Maringá sempre à frente 🚀

Veja também: Paraná lidera novo ranking nacional de inovação e cidades sustentáveis