Alerta! Temporais podem atingir a Região Sul nos próximos dias

Por Repórter Jota Silva

De acordo com a previsão do tempo do INMET, nos próximos dias, o ar quente, úmido e bastante instável segue predominando na região Sul do País. Áreas de instabilidade que ganharam força entre os dias 14 e 15 devem provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento acima de 90 km/h e queda de granizo, especialmente entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Entre quinta (16) e sexta-feira (17), a instabilidade se mantem, com novos temporais em áreas dos três estados. Os maiores acumulados de chuva, entre esta terça e a próxima quinta-feira, devem ocorrer entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com valores diários acima de 100 milímetros (mm) em algumas localidades. A figura (a) mostra o acumulado de chuva do modelo Cosmo para os próximos cinco dias, com volumes que podem superar 300 mm nestas áreas.

No sul gaúcho e norte paranaense, não se descartam volumes de chuva pontuais em torno de 50 mm e alguns temporais.

Chuva acumulada de acordo com o modelo (figura a) Cosmo 7km até as 9h (horário de Brasília) do dia 19/11 e (figura b) chuva acumulada de acordo com o modelo Cosmo 2,8km até as 9h (horário de Brasília) do dia 16/11.

Mapa de alerta de perigo: