Volta às aulas: Alunos são recepcionados nas 117 unidades escolares para início do ano letivo da rede municipal

40 mil alunos retornaram às aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil

Por Repórter Jota Silva
Volta às aulas

A manhã desta quarta-feira, 7, foi repleta de sorrisos, reencontros e muito carinho nas 117 unidades escolares da rede municipal de ensino. Mais de 40 mil alunos retornaram às aulas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais. Os estudantes iniciaram o ano letivo com os novos kits de materiais escolares e uniformes, o que reforça o compromisso da gestão municipal com a garantia de uma educação pública de excelência. 

O prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora acompanharam o início do ano na Escola Municipal Campos Salles, no Parque Residencial Aeroporto, e recepcionaram os alunos. “É uma alegria enorme acompanhar o primeiro dia de aula, que representa o início de novas oportunidades para que todos os alunos possam aprender e crescer juntos. A educação municipal de Maringá foi transformada nos últimos anos e se consolida como uma das melhores do Brasil”, afirmou o prefeito. 

Os materiais escolares e uniformes já começaram a ser entregues antes do início das aulas em algumas unidades. Todos os alunos da rede municipal matriculados a partir do infantil 1, incluindo os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), recebem os itens. Para este ano, foram adquiridos cerca de 353 mil peças de uniforme, com investimento de R$ 11,2 milhões, e 40 mil kits escolares, com investimento de R$ 11 milhões. Os recursos investidos para os uniformes são de fonte livre do município, ou seja, fora do orçamento previsto para a educação.

“Os ambientes escolares foram preparados e nossos professores participaram de formações nos últimos dias, o que garante tranquilidade para o retorno das atividades escolares. Nossos alunos estão encantados com os kits escolares e isso estimula o processo de ensino-aprendizagem”, diz a Secretária de Educação, Nayara Caruzzo. 

A secretária lembra que a cobertura do ensino integral foi ampliada para 75% das escolas municipais neste ano, com a oferta em duas novas unidades: Escola Municipal Osvaldo Cruz e Escola Municipal Célestin Freinet. Com isso, o número de vagas no ensino integral foi ampliado e a modalidade de ensino passou a ser ofertada em 40 das 53 escolas municipais. A cidade também ultrapassou a meta 6 do Plano Nacional de Educação, que estabelece que pelo menos 50% das escolas ofereçam a educação integral até 2024.

O prefeito Ulisses Maia e o vice-prefeito Edson Scabora acompanharam o início do ano na Escola Municipal Campos Salles, no Parque Residencial Aeroporto

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ