Maringá adere à campanha ′Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue′ e realiza super mutirão neste sábado, 16

Por Repórter Jota Silva
Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue

Com ações diárias para o combate do mosquito da dengue, a Prefeitura de Maringá amplia as iniciativas e engaja toda a comunidade na adoção das medidas de prevenção da doença. O município aderiu à campanha ′Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue′ e vai intensificar atividades de orientação e eliminação de focos do mosquito da dengue. No sábado, 16, a Prefeitura realizará novo super mutirão com vistorias em residências de todos os bairros das áreas de abrangência das 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). 

A campanha de primeiras-damas contra a dengue faz parte de uma mobilização estadual, com mutirões de limpeza e distribuição de materiais informativos contra a doença. Em Maringá, a primeira-dama e presidente do Provopar, Eliane Maia, coordenará as ações integradas em parceria com as equipes das secretarias de Saúde e Limpeza Urbana e Defesa Civil, além de outros órgãos e associações da sociedade civil organizada. 

“A mobilização reforça a importância de somarmos forças para o combate do mosquito da dengue. A ideia é conscientizar as pessoas para que separem alguns minutos durante a semana para olharem as quintais e eliminar possíveis focos da doença”, afirmou a primeira-dama Eliane Maia. 

No sábado, 16, agentes de combate às endemias vão intensificar as ações para bloqueio de transmissão de casos suspeitos de dengue. O objetivo do super mutirão é atuar em imóveis ou em um raio de 300 metros com casos suspeitos de dengue para orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros, considerando que a maioria dos focos do mosquito da dengue está dentro das casas. 

Na região da UBS Piatã, onde há maior incidência de casos de dengue, equipes da Defesa Civil, secretarias de Saúde, Limpeza Urbana e voluntários vão recolher recicláveis descartados de forma irregular e reforçar as orientações para a comunidade. Não haverá recolhimento de inservíveis ou volumosos, como sofás, móveis e outros materiais que não são recolhidos pela coleta seletiva. Nestes casos, é necessário agendar o recolhimento pela Ouvidoria Municipal, por meio do telefone 156, aplicativo Ouvidoria 156 Maringá ou site da Prefeitura

Confira o vídeo da primeira-dama e presidente do Provopar, Eliane Maia, sobre a campanha ′Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue′:

Eliane Maia, sobre a campanha ′Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue′.

Confira as ações contra à dengue da campanha ′Primeiras-Damas Unidas Contra a Dengue′:

Quinta-feira, 14:

Apresentação teatral sobre dengue em escola municipal 

Local: Escola Municipal Rosa Palma Planas, na Rua Haiti, 830 – Vila Morangueira

Horário: 9h

Panfletagem e orientações sobre medidas de prevenção contra a dengue 

Local: Terminal Rodoviário, Avenida Tuiuti, 180, Vila Nova

Horário: 17h às 19h

Sexta-feira, 15

Panfletagem e orientações sobre medidas de prevenção contra a dengue 

Local: Aeroporto de Maringá 

Sábado, 16

Super mutirão de combate à dengue para bloqueio de transmissão de casos 

Local: Áreas de abrangência das 35 UBSs 

Horário: 8h às 12h 

Mutirão de recolhimento de recicláveis descartados de forma incorreta e orientação da comunidade

Local: Região da UBS Piatã

Horário: 8h às 12h