Prefeitura assina contrato para instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos nesta quinta-feira, 27

Por Repórter Jota Silva
O município assina o contrato para instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos (Crédito: Fábio Reina / PMM)

A Prefeitura avança na consolidação de Maringá como uma cidade inteligente, tecnológica e inovadora. Nesta quinta-feira, 27, o município assina o contrato com as empresas Giga Mais Fibra e Algar Telecom, que serão responsáveis pela instalação de Wi-Fi gratuito em 500 espaços públicos. A assinatura será às 16h, na Praça Cidade de Bréscia, na abertura do Super Prefeitura nos Bairros da Vila Vardelina, que receberá o primeiro ponto de internet gratuito.

As duas empresas trabalharão de forma conjunta na garantia do serviço e a implantação será gradual, em três fases. A Giga Mais adquiriu o lote destinado aos links de internet (modems e roteadores) e a Algar Telecom será responsável pela instalação das antenas nos ambientes, configuração dos dispositivos e segurança da rede.

“Esse é o maior programa de inclusão digital da história de Maringá. Nossa cidade se consolida como uma smart city, o que reflete diretamente na melhora da qualidade de vida da comunidade. Maringá se tornará uma cidade mais conectada e inovadora”, afirma o prefeito Ulisses Maia.

Maringá terá pontos de Wi-Fi gratuito em praças, parques, serviços de assistência social, restaurantes populares, unidades de saúde, conselhos tutelares, feiras, bibliotecas, teatros, centros esportivos, Vila Olímpica, quadras do ‘Meu Campinho’, terminal, rodoviária, aeroporto, unidades do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais, além de espaços administrativos da Prefeitura, como o Paço Municipal e secretarias, entre outros. O contrato também inclui uma reserva para instalação de pontos de internet destinada para novos espaços. 

A conexão será por fibra óptica, com velocidade de 500MB, 750MB e 1GB, com variação dependendo do tamanho de cada local. Serão mais de 1,5 mil antenas instaladas para estabilidade da rede e equipamentos exclusivos em cada espaço. 

O secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), César Rael, reforça que “a assinatura do contrato é resultado de um trabalho intenso e minucioso que durou dois anos. Os estudos para a implantação de Wi-Fi gratuito iniciaram em 2022 e houve chamamento para período de testes e licitação, até chegarmos neste momento histórico para nossa cidade”, reforça. 

Super Prefeitura nos Bairros – A assinatura do contrato para instalação de Wi-Fi gratuito nos espaços públicos da cidade ocorrerá durante mais uma edição do ‘Super Prefeitura nos Bairros’. A ação ocorrerá das 16h às 21h, na Praça Cidade de Bréscia, na Vila Vardelina, e reunirá atrações culturais, atividades recreativas e esportivas, serviços de saúde, troca de recicláveis por hortifrutis, inscrições para cursos profissionalizantes e outros serviços gratuitos para a população.