O Ministério Público Eleitoral de Maringá entrou com uma ação contra o vice-prefeito e candidato a prefeito, Edson Scabora (PSD), por propaganda eleitoral antecipada. O MP pede à Justiça Eleitoral a retirada de um vídeo publicado nas redes sociais de Scabora e a aplicação de multa diária.
De acordo com o promotor Wilson Euclides Guazzi Massali, Scabora realizou propaganda eleitoral, travestida de publicidade institucional. No vídeo, o vice-prefeito participa de reunião comunitária onde há “exaltação a gestão” o que ocasiona um desequilíbrio na corrida eleitoral de maneira extemporânea.
“Há uma divulgação do nome e da imagem do Vice-Prefeito e pré-candidato ao cargo de Prefeito, associada ao enaltecimento de suas qualidades, e a os atos que foram praticados durante a gestão em que fez parte como Vice, de maneira a preparar o caminho para a campanha eleitoral direta, a ser deflagrada em momento posterior”, aponta o promotor.
PROPAGANDA SUBLIMINAR – O MP aponta também o uso de expressões como “Maringá Avança” e “não posso nem cogitar em votar outro candidato” e “é um candidato que vai dar prosseguimento ao trabalho que tem sido feito” que configuram pedido velado de voto.
“Em um contexto de Vice-Prefeito e pré-candidato a Prefeito faz uma publicação dessa índole é evidente que está claramente fazendo pedido de voto e apoio político”, reforça a ação.