Da mobilidade à segurança: Silvio Barros explica propostas para Maringá em sabatina na RICTV Record

Por Repórter Jota Silva
Da mobilidade à segurança: Silvio Barros explica propostas para Maringá em sabatina na RICTV Record

O candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, participou nesta terça-feira, dia 27 de agosto, de uma sabatina realizada pela RICTV Record. Em entrevista aos jornalistas Ricardo de Jesus Souza, o Salsicha, e Nader Khalil, o candidato teve a oportunidade de apresentar algumas de suas propostas para o desenvolvimento da cidade.

A mobilidade e a segurança no trânsito estiveram entre os assuntos abordados, com o compromisso de Silvio Barros de duplicar o Contorno Sul de Maringá.

“Essa duplicação compreende da Cidade Alta até a rodovia para Campo Mourão, onde temos as linhas de alta tensão com o espaço já disponível. Estou conversando tanto com a Eletrosul quanto com a Copel, para que possamos usar aquele espaço para a duplicação do Contorno Sul. É muito importante, é algo fundamental para salvar vidas e para que aquela região seja melhor atendida.”

A segurança pública é uma das questões que mais afligem a população. Para a tomada de decisões mais assertivas, Silvio Barros destacou que, sobre o assunto, conta com o suporte e orientação do deputado estadual Delegado Jacovós, que tem mais de 40 anos de experiência na área, e também com o apoio do deputado estadual Soldado Adriano José, que é presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

“Na área da segurança, a orientação é que devemos começar com a implantação de módulos de segurança nos distritos de Iguatemi e Floriano, porque estão menos atendidos. São maringaenses e comunidades mais distantes do perímetro urbano que precisam desse atendimento”, pontuou.

A situação do Parque do Ingá, um dos principais cartões-postais da cidade, também foi abordada. Os jornalistas questionaram soluções para recuperar o lago do parque, que está secando. De acordo com Silvio Barros, há vários estudos científicos que mostram soluções para o problema.

“Temos duas redes de drenagem muito grandes dos lados do lago e nunca foi jogada água de chuva que passa ali para dentro do lago, para que o lago não fosse contaminado. A gente não podia pegar uma água de chuva que lavou o asfalto, com óleo e sujeira e até detritos, e jogar dentro do lago. Mas o que podemos fazer, e esse projeto é viável, é fazer uma canalização dos dois lados e com a água da chuva passando pelo que chamamos de jardins de chuva. Esses jardins de chuva são sistemas de drenagem com plantas aquáticas que fazem a filtragem da água para que ela não chegue contaminada dentro do lago”, disse o candidato, ressaltando que algumas cidades fizeram com competência esse tipo de intervenção, como Niterói e Recife.

A causa animal é outra prioridade da gestão de Silvio Barros. Por isso, uma das propostas do candidato é a criação de uma clínica veterinária pública. O local, explicou ele, atenderia dois perfis de público. “Primeiramente, os protetores e ONGs. Essas pessoas e entidades prestam serviços à sociedade e também aos animais. Então, prioritariamente, a clínica pública atenderia esse público. E em segundo lugar, o atendimento seria para auxiliar as pessoas de baixa renda, que não têm recursos, que não podem deixar os animais sofrendo, mas não têm dinheiro para levar seus animais de estimação a uma clínica veterinária particular”, esclareceu.

Para acompanhar essa e outras propostas e fazer sugestões para o desenvolvimento de Maringá, siga Silvio Barros nas redes sociais (no instagram.com/silviobarrosoficial; no facebook.com/silviombarros; e no youtube.com/@SilvioBarros11).

BIO – Silvio Magalhães Barros II, nascido em 11 de dezembro de 1956, é um engenheiro civil especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Filho de Silvio Magalhães Barros, um político influente no Paraná, e de Bárbara Cecily Netto Barros, Silvio herdou do pai a vocação para o serviço público e da mãe o carisma e a atenção às pessoas. Essas características o aproximaram da vida pública, levando-o a ser eleito prefeito de Maringá por dois mandatos consecutivos (2005-2008 e 2009-2012). Durante sua gestão, implementou projetos inovadores que transformaram a infraestrutura e a qualidade de vida na cidade, incluindo o rebaixamento da linha férrea, a criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a implantação do Sistema Binário no centro da cidade.

Silvio Barros também foi responsável por iniciativas significativas na segurança e saúde da população, como a criação da Guarda Municipal, o sistema de monitoramento com supercâmeras, e as Academias da Terceira Idade (ATIs). Na educação, ele deixou um legado duradouro ao construir o maior número de creches e escolas em Maringá, além de introduzir escolas municipais em tempo integral. Sua gestão rendeu-lhe prêmios nacionais, como Prefeito Amigo da Criança, Prefeito Inovador e Prefeito Empreendedor do SEBRAE, além de posicionar Maringá como a cidade com a melhor gestão fiscal no Paraná.

Além de sua atuação em Maringá, Silvio Barros também foi secretário de Estado do Paraná, desempenhando papéis importantes em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Sua experiência e conhecimento em sustentabilidade e cidades inteligentes o tornaram um palestrante, consultor e mentor respeitado.

Silvio Barros é casado com Bernadete Barros, pai de três filhos, avô e bisavô.

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ