Fim das armadilhas com radares e ampliação das ‘ondas verdes’: veja propostas de Silvio Barros para o trânsito

Por Repórter Jota Silva
Sandra Jacovós e Silvio Barros

Maringá iniciou 2024 com uma frota de 343 mil veículos, de acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). O número é bastante alto, levando em consideração que a cidade tem cerca de 425 mil habitantes, segundo estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Congestionamentos, aplicação de multas em excesso e acidentes são os principais problemas apontados por motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que, dia a dia, dividem espaço nas ruas e avenidas de Maringá. Para resolver os problemas no trânsito, o candidato a prefeito de Maringá, Silvio Barros, afirma que a solução passa por uma avaliação técnica e profunda do sistema viário. “No nosso governo, vamos analisar com precisão todo o sistema viário da cidade para saber exatamente onde estão os problemas e, assim, encontrar as melhores soluções”.

“Ondas verdes”

Uma das medidas bem-sucedidas colocadas em prática por Silvio Barros, quando ele ocupou o cargo de prefeito de Maringá, foi a implantação dos binários nas avenidas Duque de Caxias, Herval, Paraná e São Paulo, com o sistema de “onda verde” — uma estratégia de sincronização para permitir que os motoristas encontrem uma sequência de semáforos verdes enquanto dirigem a uma determinada velocidade constante.

“A ‘onda verde’ dos semáforos melhorou muito o fluxo do trânsito no centro da cidade, reduzindo paradas e fazendo com que o tráfego ocorresse com menos congestionamentos. Nós vamos fazer uma reestruturação em todo o sistema semafórico de Maringá e levar o benefício da ‘onda verde’ para outras vias importantes do município. Assim, o trânsito vai fluir muito melhor”, destaca.

Fim das armadilhas dos radares

Outra queixa da população é com relação à intensa aplicação de multas. De acordo com Silvio Barros, as “armadilhas”, com diferentes limites de velocidade na mesma avenida com fiscalização eletrônica, irão acabar.

“O radar faz com que o motorista diminua a velocidade em pontos estratégicos. A cidade precisa de radares para salvar vidas e proteger as pessoas. Mas o que a gente não quer são essas armadilhas com velocidades diferentes na mesma avenida. Parece que esses radares só foram instalados nesses locais com o intuito de multar”, pontua.

Educação no trânsito

Além disso, Silvio Barros acredita que garantir um trânsito adequado para o maringaense passa, necessariamente, por ações que promovam a educação. “A melhor maneira de nós termos bons motoristas, menos acidentes e mais respeito à vida e ao direito dos pedestres é por meio da educação no trânsito. Nós vamos intensificar as campanhas. Nós vamos dar orientação, correção e preparação para termos, então, um trânsito cada vez mais seguro”, diz.

Essas são algumas das propostas de Silvio Barros para melhorar o trânsito de Maringá. Para saber mais sobre a campanha, siga o candidato nas redes sociais (no Instagram: @silviobarrosoficial; no Facebook: @silviombarros; e no YouTube: @SilvioBarros11). Também é possível enviar sugestões por meio da “Central de Ideias”, disponível no site www.silvio11.com.br.

BIO – Silvio Magalhães Barros II, nascido em 11 de dezembro de 1956, é engenheiro civil, especializado em Engenharia Sanitária e Ambiental, formado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Filho de Silvio Magalhães Barros, um político influente no Paraná, e de Bárbara Cecily Netto Barros, Silvio herdou do pai a vocação para o serviço público e da mãe o carisma e a atenção às pessoas. Essas características o aproximaram da vida pública, levando-o a ser eleito prefeito de Maringá por dois mandatos consecutivos (2005-2008 e 2009-2012). Durante sua gestão, implementou projetos inovadores que transformaram a infraestrutura e a qualidade de vida na cidade, como o rebaixamento da linha férrea, a criação das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a implantação do Sistema Binário no centro da cidade.

Silvio Barros também foi responsável por iniciativas significativas na segurança e saúde da população, como a criação da Guarda Municipal, o sistema de monitoramento com supercâmeras e as Academias da Terceira Idade (ATIs). Na educação, ele deixou um legado ao construir o maior número de creches e escolas em Maringá, além de introduzir escolas municipais em tempo integral. Sua gestão rendeu-lhe prêmios nacionais, como Prefeito Amigo da Criança, Prefeito Inovador e Prefeito Empreendedor do SEBRAE, além de posicionar Maringá como a cidade com a melhor gestão fiscal no Paraná.

Além de sua atuação em Maringá, Silvio Barros também foi secretário de Estado do Paraná, desempenhando papéis importantes em Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Sua experiência e conhecimento em sustentabilidade e cidades inteligentes o tornaram um palestrante, consultor e mentor respeitado.

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