Caos aéreo nos EUA: Todos os voos são cancelados após pane de sistema

Por Repórter Jota Silva
Voos cancelados nos EUA. Foto: Reprodução do Site FlightAware - Divulgação: Jota Silva

Desde a meia noite, Estados Unidos cancela temporariamente todos os voos saindo dos aeroportos do país por conta de uma queda de um dos sistemas de controle aéreo. nesta quarta-feira (11).

Assim também, nesta manhã todos os voos domésticos e internacionais que decolariam dos aeroportos do país foram proibidos. A determinação é da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês).

  • Brasil – STF delega audiências de custódia de presos em atos de vandalismo no DF; Moraes é quem vai decidir sobre a manutenção das prisões

De acordo com o que disse a FAA , caiu um dos seus sistemas, o Notam, que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. Apenas voos militares e de resgate médico estão autorizados a decolar. Todos os aviões que decolariam dos aeroportos dos EUA, tanto para fora do país quando para voos domésticos, aguardam autorização da FAA em solo.

“A FAA ordenou que as companhias aéreas suspendessem todas as partidas domésticas até as 9h, horário do leste, para permitir que a agência validasse a integridade das informações de voo e segurança”, disse a administradora, em nota.

A princípio, desde cedo, passageiros já relatavam cancelamentos em diferentes companhias e aeroportos, em várias regiões dos Estados Unidos.

De acordo com o site FlightAware, que monitora o tráfego aéreo pelo mundo, dos voos saindo dos Estados Unidos ou chegando ao país, havia 402 cancelados até a última atualização desta notícia.

  • Brasil – PM do DF encontra arma roubada do Palácio do Planalto

Número de voos

Portanto, o número já é o obro do total de voos cancelados em toda o dia anterior, que foram 201. O FlightAware registra também cerca de 10 mil voos atrasados no país nesta quarta-feira.

Conforme o que afirma a Casa Branca não existe nenhuma evidência de que a falha ocorreu por ataque cibernétic. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar acompanhando o caso e afirmou que os voos previstos para chegar nos aeroportos dos EUA poderão pousar com segurança.

A FAA disse ainda não haver prazo para recuperá-lo.