Israel concorda com pausas de 4 horas em Gaza todos os dias, diz a Casa Branca

Por Repórter Jota Silva

Israel começará a implementar pausas de quatro horas nos combates nas áreas do norte de Gaza todos os dias, anunciou na quinta-feira o porta-voz do Conselho de Segurança do Estados Unidos, John Kirby em entrevista no programa “Good Morning America“ na rede ABC notícias dos Estados Unidos.

“Os israelenses nos disseram que não haverá operações militares nessas áreas durante a pausa e que este processo começa hoje”, disse Kirby. As pausas serão anunciadas com três horas de antecedência, disse Kirby.

Cessar-fogo “geral” beneficiaria o Hamas

Um cessar-fogo “geral” beneficiaria o Hamas e “legitimaria” o ataque surpresa do grupo a Israel em 7 de outubro, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, na quinta-feira.

ABC noticiasABC notícias
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, aparece no “Good Morning America”, 9 de novembro de 2023.

“Um cessar-fogo geral significa que todos baixam as armas e você fala sobre o fim deste conflito”, disse Kirby a George Stephanopoulos da ABC News no “Good Morning America”. “Fazer isso agora seria um benefício para o Hamas. Daria-lhes tempo. Também legitimaria o que fizeram em 7 de outubro.”

Ele disse que as forças militares israelenses estavam no meio de uma “campanha operacional” visando a liderança do Hamas.

“Acreditamos que Israel tem o direito de fazer isso e continuaremos a garantir que eles obtenham as ferramentas e capacidades”, disse Kirby.

Mas pode ser necessária uma “pausa” se alguns dos cerca de 240 reféns feitos pelo Hamas forem libertados, disse Kirby.

“O que queremos ter certeza não é apenas que podemos garantir a sua libertação, George (ABC notícias), mas que quando conseguirmos essa libertação, poderemos tirá-los com segurança de Gaza e para Israel, em mãos mais seguras”, disse ele. “Isso requer esta ideia de uma pausa humanitária temporária.”

Fonte: ABC notícias

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ