Soldados israelenses afirmam ter encontrado inúmeras armas pertencentes a extremistas palestinos no porão de uma clínica infantil na cidade de Gaza.
Há também sinais de que reféns podem ter sido mantidos no porão do Hospital Rantisi, disse o porta-voz militar Daniel Hagari.
Em vídeo publicado na noite de segunda-feira na plataforma X, antigo Twitter, ele mostra rifles de assalto, granadas de mão, coletes explosivos e armas antitanque. “Este é um equipamento para combates pesados”, continua Hagari.
O líder do Hamas, Khalil al-Haja, disse à Al Jazeera que Israel estava fazendo alegações falsas. Ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel: A pressão aumentará dentro de duas a três semanas.
De acordo com o Ministro dos Negócios Estrangeiros Eli Cohen, o governo de Israel está a preparar-se para que a pressão internacional sobre o seu país aumente significativamente dentro de duas a três semanas por causa da guerra em Gaza.
A pressão política externa já é perceptível, mas ainda não muito forte – isso está cada vez mais a mudar. “Nas conversas que tenho, o foco está no tema da ajuda humanitária”, diz Cohen.
Contudo, a solidariedade e o choque após o massacre de civis israelitas pelo Hamas em 7 de Outubro diminuíram. Em qualquer caso, Israel continuará a lutar “até destruirmos o Hamas e trazermos de volta os reféns”, escreveu ele.
Fotos mostravam um soldado israelense colocando incubadoras em uma van
Segundo informações, é oferecida a entrega de incubadoras para bebês prematuros. “Fizemos uma oferta formal às autoridades de saúde de Gaza para trazer incubadoras para a Faixa de Gaza para ajudar a clínica infantil do Hospital Shifa”, disse uma porta-voz da autoridade israelita Cogat, responsável pelos contactos com os palestinianos. “Estamos em guerra com o Hamas e não com o povo de Gaza.”
Agência de ajuda humanitária da ONU teme uma falha total de comunicação na Faixa de Gaza
A agência de ajuda humanitária da ONU para refugiados palestinos no Oriente Médio (UNRWA), entretanto, teme uma falha total de telecomunicações na Faixa de Gaza.
O combustível das empresas de telecomunicações durará até quinta-feira para produzir eletricidade para os data centers e operação de servidores, disse.
Tendo em conta as inúmeras interrupções de serviço, é agora cada vez mais difícil contactar as pessoas e recolher informações precisas sobre a situação no local.
Biden pede melhor proteção dos hospitais em Gaza
O presidente dos EUA, Joe Biden, apelou a Israel para poupar mais hospitais na Faixa de Gaza dos combates do que antes.
Segundo a mídia norte-americana, Biden disse na Casa Branca que esperava e esperava que houvesse combates menos intensos em torno das clínicas.
Ele também expressou esperança em negociações sobre a possível libertação de reféns.
O conselheiro de segurança nacional de Biden, Jake Sullivan, exigiu que, além de uma melhor proteção para os hospitais, também deve haver rotas de evacuação seguras para as pessoas ali presas.