Israel intensifica bombardeio na segunda maior cidade de Gaza e ataca dentro e ao redor em Khan Younis

Por Repórter Jota Silva
Khan Younis, Faixa de Gaza

Israel intensificou seu bombardeio dentro e ao redor da segunda maior cidade de Gaza na terça-feira, enviando ambulâncias e carros particulares correndo para um hospital local transportando pessoas feridas em uma nova fase sangrenta da guerra.

Sob pressão dos EUA para evitar mais vítimas em massa no conflito com o Hamas, Israel diz que está a ser mais preciso à medida que amplia a sua ofensiva no sul de Gaza, depois de destruir grande parte do norte. Mas os palestinianos dizem que não existem áreas onde se sintam seguros e muitos temem que, se abandonarem as suas casas, nunca mais possam regressar .

Os bombardeamentos aéreos e a ofensiva terrestre já expulsaram três quartos dos 2,3 milhões de pessoas do território das suas casas, e novas ordens para evacuar áreas em torno de Khan Younis estão a comprimir as pessoas em áreas cada vez mais pequenas da já pequena faixa costeira.

No Hospital Nasser, em Khan Younis, ambulâncias trouxeram dezenas de feridos, incluindo um menino com uma camisa ensanguentada e cuja mão havia sido arrancada.

Hospital Nasser, em Khan Younis 05/12/2023

“O que está acontecendo aqui é inimaginável”, disse Hamza al-Bursh, que mora no bairro de Maan, um dos vários dentro e ao redor da cidade para onde Israel ordenou a saída de civis. “Eles atacam indiscriminadamente.”

Moradores disseram que as tropas avançaram após pesados ​​ataques aéreos contra Bani Suheila, uma cidade a leste de Khan Younis. Halima Abdel-Rahman, que fugiu de sua casa no norte para a cidade no início da guerra, disse que podiam ouvir explosões durante a noite.

“Eles são muito próximos”, disse ela. “É o mesmo cenário que vimos no norte.”

Fotos de satélite tiradas no domingo mostraram cerca de 150 tanques israelenses, veículos blindados e outros veículos a pouco menos de 6 quilômetros (4 milhas) ao norte do centro da cidade.