Por folhetos Israel pede que civis evacuem o norte da Faixa de Gaza em 24h

Por Repórter Jota Silva

O comando militar de Israel diminuiu a contraofensiva e lançou por avião, folhetos informando à população de Gaza para deixarem o norte rumo ao sul.

A ordem dada por Israel com prazo de 24 horas para palestinos deixarem a cidade de Gaza foi barrada pelo Hamas, o grupo terrorista pede que moradores ignorem o ultimato.

  • Saiba já: Conflito em Gaza; Lula conversa com presidente de Israel e pede corredor humanitário
  • Saiba mais: Conflito | Embaixador diz que fronteira entre Gaza e Egito foi atacada três vezes

O exército israelense emitiu o aviso porque pretende intensificar os ataques tanto aéreos quanto por solo.

O porta-voz do exército afirmou que a “evacuação é para a própria segurança” dos habitantes da Faixa de Gaza e recomendou que as pessoas só voltem à Cidade de Gaza quando o governo israelense permitir.

A OMS pede a Israel que reverta a ordem de evacuação da Faixa de Gaza

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde pediu a Israel que reverta a ordem de evacuação da Faixa de Gaza em 24 horas, alertando que retirar pacientes vulneráveis dos hospitais em Gaza seria uma “sentença de morte”.

“Há pessoas gravemente doentes cujos ferimentos significam que a sua única hipótese de sobrevivência é utilizar aparelhos de suporte vital, como ventiladores mecânicos”, disse o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic.

“Portanto, mover essas pessoas é uma sentença de morte. Pedir aos profissionais de saúde que o façam é mais do que cruel”, sublinhou.

O diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que os hospitais em Gaza estão num “ponto de ruptura” e apelou diretamente a Israel para que volte atrás na sua ordem.

Ao vivo da Faixa de Gaza:

Gaza Live: Real-time HD Camera Feeds from Gaza
Live: Watch the Gaza skyline after Hamas launched rockets into Israel

VEJA TAMBÉM

SELECIONADO PARA VOCÊ