Além da guerra — Japão deve sediar reunião para debater reconstrução da Ucrânia

Por Repórter Jota Silva

O embaixador ucraniano em Tóquio, Sergiy Korsunsky, disse que estão em andamento os preparativos para a realização, no Japão, de uma segunda rodada de conferência internacional sobre a reconstrução da Ucrânia. A data ainda não foi divulgada.

Em entrevista, ele declarou que os governos ucraniano e japonês estão discutindo a realização da conferência após uma que será realizada, em Londres, em junho.

O diplomata afirmou que nenhum país tem uma experiência melhor e completa – em termos de esforços de reconstrução – do que o Japão.

Ele citou que o país conseguiu remodelar e reiniciar a economia após várias devastações, acrescentando que a Ucrânia quer aprender com a experiência japonesa.

Visita Surpresa de Zelenskyy

O embaixador se referiu à visita surpresa do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, ao Japão para participar pessoalmente da cúpula do G7.

Korsunsky disse que foi um grande desafio e uma grande oportunidade de ver o presidente tão longe de casa em uma época de guerra.

Mas ele disse que Zelenskyy não poderia perder a chance de conversar pessoalmente com os líderes das nações do G7, da Índia e de outros países.