Agentes da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (Senad) e servidores do Departamento Nacional de Ingressos Tributários do Paraguai apreenderam, no fim da tarde desta segunda-feira (15), o maior volume de cocaína já interceptado no país.
A droga estava escondida entre sacos de açúcar que seriam transportados, de navio, até o Porto de Antuérpia, na Bélgica. Segundo a Senad, mais de 4 toneladas da substância ilícita foram localizadas no interior de apenas um dos quatro contêineres retidos. Outros três contêineres com carga suspeita serão vistoriados ao longo desta terça-feira (16).
Ainda de acordo com a Senad, só a carga já contabilizada representa um prejuízo para o narcotráfico da ordem de US$ 240 milhões. A droga foi apreendida a bordo de um navio, no Porto de Caacupe-mí, no Rio Paraguai, na região metropolitana de Assunção.
#SEGURIDAD. Incautación récord de cocaína y un golpe al narcotráfico por más de u$s 240 millones. La cantidad incautada supera los 4.000 kilos de cocaína de máxima pureza. Un exitoso operativo resultado del trabajo en conjunto de @DNITaduanapy y la @senad_paraguay pic.twitter.com/jygZowMqnu
— paraguay elige (@py_elige) July 16, 2024
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, reafirmou o compromisso de enfrentar o crime organizado, impedindo que narcotraficantes continuem usando o território paraguaio como rota de passagem para transportar drogas até outros destinos.
“Estamos determinados a fazer com que o Paraguai não seja um ponto cego dentro do mapa [geopolítico] e, por isso, decidimos investir em radares e aviões que nos permitam controlar o espaço aéreo”, disse Peña, prometendo investir US$ 500 milhões em defesa e segurança pública ao longo de sua gestão.
“Investiremos também em saúde, educação e em outras áreas, mas sem defesa e segurança, o Paraguai nunca alcançará seu destino de grandeza, prosperidade e desenvolvimento”, disse.
A apreensão recorde é resultado da Operação Doçura, que, segundo a agência de notícias estatal IP Paraguai, se baseou em “informações prévias sobre a possível saída de uma importante carga de drogas com destino a Europa”, envolvendo uma carga total de 17 toneladas de açúcar.
#AHORA🔴 | Operación Dulzura: Se procedió a la apertura de otro contenedor
👉En este momento, se están extrayendo las bolsas. Falta verificar si contienen solo azúcar o hay sustancias ilícitas.
◾️Ayer lunes se verificó el primero, donde hallaron 4.013 kilos de cocaína pura,… pic.twitter.com/XEbgqKm3zz
— Radio Uno 650 AM (@UNO650AM) July 16, 2024
📍Operativo Dulzura | Histórico decomiso de cocaína en Paraguay
Los 4.013 kilos de la droga confiscada ayer lunes por la @senad_paraguay en coordinación con la @DNITaduanapy y el @MinPublicoPy en el Puerto Caacupemi ya se encuentra resguardada en la base de operaciones de la… pic.twitter.com/y6vYKZnVek
— Py Urgente (@py_urgente) July 16, 2024