Guerra na Ucrânia: Zelenskyy diz que contra-ofensiva está ‘acontecendo’

Por Repórter Jota Silva
Presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski

Segundo o site da TV Aljazeera, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, confirmou que ações militares contra-ofensivas estão em andamento contra as forças invasoras da Rússia. 

“Ações contra-ofensivas e defensivas estão ocorrendo na Ucrânia, mas não direi em detalhes em que estágio elas estão.” Disse Volodymyr Zelenskyy

As tropas de Kiev não conseguiram romper suas defesas e também sofreram pesadas baixas, disse a Rússia.

A Ucrânia relatou intensos combates na região oriental de Donetsk, enquanto suas forças avançavam perto da devastada cidade de Bakhmut , que foi capturada pela Rússia no mês passado , mas Moscou disse que as forças de Kiev não conseguiram avançar em nenhuma parte da linha de frente.

Serhiy Cherevaty, porta-voz do comando militar do leste da Ucrânia, disse no sábado que as forças ucranianas avançaram 1,2 km (0,75 milhas) perto de Bakhmut nas últimas 24 horas.

“Aproveitamos as medidas de rotação do inimigo e o fato de que as unidades que entraram não conhecem totalmente a área e falharam em realizar reconhecimento e coordenação adequados. Nós atacamos”, disse ele à televisão ucraniana. “Estamos realizando assaltos há vários dias.”

Enquanto isso, pelo menos três pessoas foram mortas em um ataque noturno de drones e mísseis russos no porto de Odesa, no Mar Negro, disse o comando militar da cidade no sábado, acrescentando que oito drones russos e dois mísseis foram abatidos.

A vice-ministra da Defesa ucraniana, Hanna Maliar, disse no aplicativo de mensagens Telegram: “A situação é tensa em todas as áreas da frente”.

Citando as áreas do leste onde os combates são ferozes há meses, ela disse: “O inimigo continua a concentrar seus esforços principais nas direções de Lyman, Bakhmut, Avdiivsky e Mariinka, os combates pesados ​​continuam”.

Ela disse que as tropas ucranianas estavam repelindo os ataques russos.

Nos últimos dias, as forças ucranianas obtiveram seus ganhos mais rápidos nos limites de Bakhmut, com o objetivo de cercar a cidade oriental devastada por meses de guerra.

Assista ao vivo através de câmeras de segurança da Ucrânia:

https://www.youtube.com/live/yDKznHO1KSc?feature=share