Paraná lidera distribuição de leitos de UTI no Sul do Brasil

Repórter Jota Silva
Repórter Jota Silva - Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
4 Lidos

O Paraná conquistou a melhor distribuição de leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região Sul do país, registrando uma média de 17,11 leitos para cada 100 mil habitantes. O índice supera os estados vizinhos — Rio Grande do Sul (13,17) e Santa Catarina (12,37) — e posiciona o Estado entre os três melhores do país, atrás apenas do Espírito Santo (22,81) e do Distrito Federal (17,7).

Os dados são da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), que cruzou informações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), IBGE e Agência Nacional de Saúde (ANS). O cálculo utiliza a chamada “população SUS” (que depende exclusivamente da rede pública) e engloba leitos de UTI Adulto e Coronariana. O desempenho paranaense está acima da média nacional (13,06) e dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que estipula de 10 a 30 leitos por 100 mil habitantes.

Crescimento estrutural acima da média populacional

Nos últimos dez anos, o Paraná expandiu sua rede de UTIs de forma expressiva e descentralizada:

  • UTI Adulto e Coronariana: Saltou de 1.121 leitos em 2016 para 1.685 em 2025 (alta de 50%).
  • Outras especialidades: Os leitos pediátricos, neonatais e de queimados (não contabilizados no ranking da Amib) cresceram 70%, passando de 370 para 630 no mesmo período. O destaque ficou com as UTIs Neonatais, que registraram aumento de 115% (de 198 para 427).

Esse avanço supera com folga o crescimento demográfico do Estado. Enquanto a infraestrutura de alta complexidade cresceu a taxas de até três dígitos, a população paranaense aumentou 5,7% no período, subindo de 11,2 milhões para 11,8 milhões de habitantes.

“Essa ampliação é fruto de uma política deste governo, que aposta na melhoria da atenção à saúde com a regionalização, que evita deslocamentos, melhora o acolhimento e dá mais oportunidades de recuperação da pessoa com atendimento mais rápido”, destacou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.

Investimentos e novos hospitais descentralizam atendimento

O fortalecimento da rede é reflexo de aportes diretos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aplicados tanto na contratação de serviços quanto na construção e reforma de unidades hospitalares.

Quatro grandes projetos recentes detalham essa estratégia de descentralização regional:

Município / HospitalTipo de IntervençãoInvestimentoImpacto na Estrutura
Matinhos (Litoral)Novo Hospital (Paraná Competitivo)R$ 67,7 milhões90 leitos (incluindo UTI adulta, enfermaria, maternidade e centro cirúrgico).
Guaíra (Hospital Graciele Possan – Oeste)Construção do zeroR$ 64,3 milhões84 leitos distribuídos entre enfermaria e UTI.
Assis Chateaubriand (Oeste)Construção do zeroR$ 74,0 milhões80 leitos nas áreas clínica, cirúrgica, obstétrica e UTI.
Irati (Hospital São Camilo – Sul)Reforma e ampliaçãoR$ 13,0 milhõesAmpliação de 62 para 101 leitos (20 de UTI), além de novas salas cirúrgicas e serviço de hemodinâmica.

Com as novas obras anunciadas e os termos de serviço já assinados, o Estado busca consolidar a agilidade no atendimento de urgência e emergência no interior e na costa litorânea, reduzindo a necessidade de transferência de pacientes para os grandes centros urbanos.

Saiba Já News: inteligência em informação com abrangência nacional

CÂMARA VAI OUVIR VOCÊ
Compartilhe este artigo
Jornalista | Registro Profissional Nº 0012600/PR
Seguir
Quem é o Repórter Jota Silva — Sou o Jota Silva (Carlos José da Silva), jornalista, programador e fundador do portal Saiba Já News. Com uma longa trajetória na comunicação do Paraná, uno o jornalismo independente aos bastidores da economia, tecnologia e utilidade pública. Sou especialista em mídia digital e edição, traduzindo fatos complexos com agilidade e foco no que mais importa para o leitor. Se você valoriza o jornalismo independente e quer colaborar com o meu trabalho, minha chave PIX é: [email protected]