Vice-governador e deputados acompanham a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná

Por Repórter Jota Silva
Vice-governador e deputados acompanham a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, e o primeiro secretário da Casa, deputado Luiz Claudio Romanelli, ambos do PSD, participaram na tarde desta quarta-feira (18) da solenidade de posse da nova cúpula diretiva do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para o biênio 2023-2024. Na ocasião, foram empossados os conselheiros Fernando Guimarães, no cargo de presidente; Ivens Linhares, vice-presidente; e Ivan Bonilha, corregedor-geral. Eles foram eleitos por unanimidade em 14 de dezembro, na última sessão de 2022 da Corte.

O chefe do Poder Legislativo destacou que o TCE-PR é um órgão auxiliar da Assembleia e que, por isso, a relação entre as instituições deve ser sempre harmoniosa e constante. “É fundamental que a gente construa permanentemente pontes que possam otimizar no sentido que o Tribunal possa orientar em relação todo e qualquer iniciativa que envolva recursos financeiros e processos licitatórios públicos. Por isso, a Assembleia tem uma afinidade muito forte com os conselheiros e o corpo técnico do Tribunal”, disse Traiano.

  • Governo do Paraná leva pauta da indústria de semicondutores ao vice-presidente Geraldo Alckmin

Romanelli afirmou que conhece o novo presidente da Corte desde a juventude e que acredita que o TCE-PR terá ótimos resultados nos próximos dois anos. “Fernando Guimarães é um conselheiro com um perfil eminentemente técnico, com uma visão social extremamente aguçada e, ao mesmo tempo, um homem afeito ao diálogo e ao processo democrático, além de ser uma pessoa muito previsível e correta. Então, creio que o Tribunal de Contas ganha com a liderança e a presidência dele”, ressaltou o primeiro secretário da Casa.

Para o deputado Alexandre Curi (PSD), Fernando Guimarães é um dos conselheiros mais preparados da Corte e que preza sempre pelo bom debate entre as instituições. “Não tenho a menor dúvida que teremos um belíssimo relacionamento entre a Assembleia e o Tribunal de Contas nos próximos dois anos. O conselheiro Fernando é uma pessoa do diálogo, coerente, que senta-se à mesa para discutir e que muitas vezes nos ensina a tomar o melhor rumo”, ressalta o parlamentar.

  • Governo do Paraná articula novos investimentos e parcerias comerciais com o Canadá

Vice-governador acompanha a posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná

O vice-governador Darci Piana também participou da posse da nova mesa diretora do Tribunal de Contas do Paraná (TCE/PR).

Piana cumprimentou a nova diretoria do TCE/PR, responsável pela fiscalização das contas públicas e do controle externo das prefeituras, câmaras municipais, do Estado e da Assembleia Legislativa. “Temos um dos melhores Tribunais de Contas deste País aqui no Paraná e Fernando Guimarães é uma pessoa muito competente. Tenho certeza que ele vai continuar o trabalho extraordinário que tem sido feito até agora”, disse.

  • Encontros entre forças de segurança reforçam atuação integrada no Paraná

Controle e qualidade

Durante a solenidade de posse, Guimarães comparou o novo período no cargo com o anterior, quando presidiu o Tribunal de Contas no biênio 2011-2012. “Os pressupostos são os mesmo da minha primeira gestão, com a diferença de que temos novos instrumentos de controle, assim como os poderes e a sociedade possuem novos instrumentos. Por isso, a ideia é fortalecer todos os pressupostos de controle social e de planejamento das políticas públicas estaduais em reforço ao Poder Legislativo”, disse. 

Ele também afirmou que o Tribunal pretende trabalhar na participação de consultas públicas, no estreitamento das contribuições mútuas com a academia e as universidades, com o objetivo de gerar informação de qualidade, além de tornar a comunicação das ações do órgão mais eficiente. “Defino o Tribunal de Contas com duas palavras: moderação técnica. É esta moderação que gera informações que exercem papel de moderação política, da sociedade e das instituições”, completou.

  • Rodovia entre Maringá e Peabiru recebe obras de conservação no pavimento e pintura

Perfil

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba, Fernando Guimarães possui especialização em Direito Público pelo Instituto dos Advogados do Paraná.

Oriundo do Ministério Público de Contas (MPC-PR) e conselheiro desde novembro de 2002, esta será a segunda vez que Guimarães presidirá o Tribunal. Sua primeira gestão foi no biênio 2011-2012. Ele foi vice-presidente no biênio 2009-2010 e corregedor-geral em três mandatos: 2005-2006, 2007-2008 e 2021-2022. Guimarães substitui o conselheiro Fabio Camargo, presidente da Corte no biênio 2021-2022. 

PRESENÇAS – Participaram da solenidade de posse o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais de Cidades, Eduardo Pimentel, da Cultura, Luciana Casagrande, da Segurança Pública, Hudson Teixeira, da Administração e Previdência, Elisandro Frigo, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, e da Saúde, Beto Preto; a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social, Keli Guimarães; os presidentes da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ademar Traiano, do Tribunal de Justiça, desembargador José Laurindo de Souza Neto, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, e do Tribunal Regional do Trabalho, desembargadora Ana Carolina Zaina; o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira; a procuradora-geral do Estado, Leticia Ferreira; os deputados estaduais Alexandre Curi, Tiago Amaral, Luiz Cláudio Romanelli; os ex-governadores Beto Richa e Orlando Pessuti; o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia; os diretores-presidentes da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, da Sanepar, Claudio Stabile, da Invest Paraná, Eduardo Bekin, da Ferroeste, André Gonçalves, e da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca; e demais conselheiros e autoridades.