Assembleia homenageia primeira mulher a assumir o consulado da Itália no Paraná e Santa Catarina

Por Repórter Jota Silva
Assembleia homenageia primeira mulher a assumir o consulado da Itália no Paraná e Santa Catarina

A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou a cônsul da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Maria Salamandra, na sessão desta terça-feira (6). Maria Salamandra é a primeira mulher na história a assumir o comando do consulado-geral localizado em Curitiba.

A homenagem foi proposta pela segunda-secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP). “A cônsul Maria Salamandra tem dedicado sua vida ao consulado italiano aqui no Brasil por anos. É a primeira mulher, de fato a assumir o consulado italiano para o Paraná e Santa Catarina. Merece o reconhecimento e respeito dessa Casa”, disse a deputada ao entregar a Menção Honrosa.

A cônsul agradeceu a homenagem. “Estou bastante emocionada. É um coroamento de tantos anos de trabalho. Quero dedicar a todas as mulheres que sofrem discriminação de gênero. Com dedicação e estudos é possível alcançar os objetivos”

Cônsul

Nascida em Roma, Maria Salamandra é formada em Contabilidade, Economia e Comércio e Ciências Políticas. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália em 1984 por meio de concurso público.

Já desempenhou diferentes funções no consulado italiano em Curitiba em três passagens. Foi vice-cônsul até 1993, subcomissária administrativa de 2003 a 2010 e regressou à capital paranaense em 2014 no cargo de vice-cônsul. Também trabalhou postos diplomático na Itália, em Paris (França) e em São Paulo.